Permanência no Exterior e Renovação Estratégica de uma Born Global Digital de Mercado Emergente: um Estudo de Caso

Autores

  • Gabrielle Rossato Univerisdade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Dinorá Eliete Floriani Universidade do Vale do Itajaí/SC. Programa de Pós-Graduação em Administração.
  • Mohamed Amal Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palavras-chave:

Born Globals, Mercados Emergentes, Born Globals Digitais, Renovação Estratégica, Permanência no exterior.

Resumo

Estudos sobre born globals de países emergentes são relativamente inexplorados, especialmente no que tange estudos sobre a trajetória de crescimento das born globals digitais. A literatura ainda carece de uma análise da renovação estratégica e da trajetória das empresas para o desenvolvimento de novas capacidades para permanecer no mercado externo. Assim, o objetivo deste artigo é investigar a influência da renovação estratégica na permanência no exterior de born globals de mercados emergentes. O estudo foi baseado em um estudo de caso único de uma born global de país emergente, o Brasil. Nossas principais conclusões sugerem que a born global brasileira sofreu mudanças estratégicas, tanto em relação à sua permanência no exterior quanto à sua decisão de seguir um caminho sem investimentos externos para posteriormente aceitar a venda da empresa para uma multinacional norte-americana. Assim, torna-se um exemplo que agrega conhecimento, conectando o conceito de renovação estratégica ao de born globals de mercados emergentes. Usando entrevistas não estruturadas com os fundadores da empresa e dados secundários, foi possível fornecer evidências sobre o papel dos empresários e redes de relacionamentos, a renovação estratégica, impulsionada pelas capacidades dinâmicas de exploration e exploitation, e como tais fatores influenciam a internacionalização e a permanência de empresas no mercado externo.

Biografia do Autor

Gabrielle Rossato, Univerisdade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Programa de Mestrado Profissional em Gestão Internacionalização e Logística (PMPGIL)

Dinorá Eliete Floriani, Universidade do Vale do Itajaí/SC. Programa de Pós-Graduação em Administração.

Possui graduação em Administração com hab. em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área Comércio Exterior com importação e exportação, atuando com os seguintes temas: estratégia de internacionalização, internacionalização de PME's, exportação e importação.

Mohamed Amal, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Universidade Regional de Blumenau (FURB)

PMPGIL/PPGA

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Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos