Permanência no Exterior e Renovação Estratégica de uma Born Global Digital de Mercado Emergente: um Estudo de Caso
Palavras-chave:
Born Globals, Mercados Emergentes, Born Globals Digitais, Renovação Estratégica, Permanência no exterior.Resumo
Estudos sobre born globals de países emergentes são relativamente inexplorados, especialmente no que tange estudos sobre a trajetória de crescimento das born globals digitais. A literatura ainda carece de uma análise da renovação estratégica e da trajetória das empresas para o desenvolvimento de novas capacidades para permanecer no mercado externo. Assim, o objetivo deste artigo é investigar a influência da renovação estratégica na permanência no exterior de born globals de mercados emergentes. O estudo foi baseado em um estudo de caso único de uma born global de país emergente, o Brasil. Nossas principais conclusões sugerem que a born global brasileira sofreu mudanças estratégicas, tanto em relação à sua permanência no exterior quanto à sua decisão de seguir um caminho sem investimentos externos para posteriormente aceitar a venda da empresa para uma multinacional norte-americana. Assim, torna-se um exemplo que agrega conhecimento, conectando o conceito de renovação estratégica ao de born globals de mercados emergentes. Usando entrevistas não estruturadas com os fundadores da empresa e dados secundários, foi possível fornecer evidências sobre o papel dos empresários e redes de relacionamentos, a renovação estratégica, impulsionada pelas capacidades dinâmicas de exploration e exploitation, e como tais fatores influenciam a internacionalização e a permanência de empresas no mercado externo.Downloads
Publicado
2020-03-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.