Teste e validação das estratégias de coleta de dados utilizadas em ciências sociais aplicadas: um estudo em marketing
Palavras-chave:
Estratégia de coleta de dados, Tipo de amostras, Modelagem de equações estruturais.Resumo
A adequação de amostras utilizadas em pesquisas empíricas é um tema frequente nas seções de discussão dos artigos científicos. Várias dúvidas sobre o uso de ferramentas online (versus offline) de coleta de dados, o uso de recompensas para os respondentes que finalizam um questionário, a obrigatoriedade de responder todos os itens de uma pesquisa, o uso de opções de não resposta e a adequação de amostras compostas por estudantes universitários (versus não estudantes), por exemplo, são questões debatidas a longa data, mas que ainda não foram adequadamente respondidas. Com o objetivo de identificar a influência das estratégias de coleta de dados (online versus offline), o uso de diferentes amostras (estudantes versus não estudantes) e de diferentes estratégias de formulação de questionários/instrumentos de coleta de dados, conduzimos quatro estudos, por meio de 10 surveys, nos quais obtivemos respostas de 3.280 participantes. Por meio da modelagem de equações estruturais, que analisou as variáveis independentes da escala Retail Service Quality e três variáveis dependentes (satisfação, intenção de recomendar o varejista e intenção de recompra), identificamos a adequação do uso de amostras compostas por estudantes universitários, a grande similaridade nos resultados obtidos por coletas online (versus offline) e o desempenho da taxa de respostas e da taxa de desistência de diversas estratégias que instrumentos de coleta. Ao final, descrevemos as limitações do estudo e as recomendações para pesquisadores.Downloads
Publicado
2019-09-11
Edição
Seção
Artigos
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