Teste e validação das estratégias de coleta de dados utilizadas em ciências sociais aplicadas: um estudo em marketing

Autores

  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho e Universidade Federal de São Paulo
  • Eliane Herrero Universidade Nove de Julho
  • Luis Hernan Contreras Pinochet Universidade Federal de São Paulo
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire Universidade de São Paulo – USP

Palavras-chave:

Estratégia de coleta de dados, Tipo de amostras, Modelagem de equações estruturais.

Resumo

A adequação de amostras utilizadas em pesquisas empíricas é um tema frequente nas seções de discussão dos artigos científicos. Várias dúvidas sobre o uso de ferramentas online (versus offline) de coleta de dados, o uso de recompensas para os respondentes que finalizam um questionário, a obrigatoriedade de responder todos os itens de uma pesquisa, o uso de opções de não resposta e a adequação de amostras compostas por estudantes universitários (versus não estudantes), por exemplo, são questões debatidas a longa data, mas que ainda não foram adequadamente respondidas. Com o objetivo de identificar a influência das estratégias de coleta de dados (online versus offline), o uso de diferentes amostras (estudantes versus não estudantes) e de diferentes estratégias de formulação de questionários/instrumentos de coleta de dados, conduzimos quatro estudos, por meio de 10 surveys, nos quais obtivemos respostas de 3.280 participantes. Por meio da modelagem de equações estruturais, que analisou as variáveis independentes da escala Retail Service Quality e três variáveis dependentes (satisfação, intenção de recomendar o varejista e intenção de recompra), identificamos a adequação do uso de amostras compostas por estudantes universitários, a grande similaridade nos resultados obtidos por coletas online (versus offline) e o desempenho da taxa de respostas e da taxa de desistência de diversas estratégias que instrumentos de coleta. Ao final, descrevemos as limitações do estudo e as recomendações para pesquisadores.

Biografia do Autor

Evandro Luiz Lopes, Universidade Nove de Julho e Universidade Federal de São Paulo

Pós-doutor em Administração – Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração – Universidade Nove de Julho

Professor titular do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINONE) e professor adjunto do Departamento Acadêmico de Administração da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

elldijo@uol.com.br, elldijo@uni9.pro.br , evandro.lopes@unifesp.br

ORCID https://orcid.org/0000-0002-2780-4215

Rua Deputado Salvador Julianelli, s/n – 1° andar - Barra Funda – São Paulo/SP - CEP: 01156-080

Eliane Herrero, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Administração  - Universidade Nove de Julho

Mestre em Administração – Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutoranda da linha de Marketing do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINONE)

liaherrero@gmail.com

ORCID https://orcid.org/0000-0002-4515-7242

Rua Deputado Salvador Julianelli, s/n – 1° andar - Barra Funda – São Paulo/SP - CEP: 01156-080

Luis Hernan Contreras Pinochet, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Administração – FGV/SP

Pós-doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho

Professor de Sistemas da Informação da Universidade Federal de São Paulo

Luis.hernan@unifesp.br

ORCID


https://orcid.org/0000-0003-2088-5283

 

Rua Deputado Salvador Julianelli, s/n – 1° andar - Barra Funda – São Paulo/SP - CEP: 01156-080

Otávio Bandeira De Lamônica Freire, Universidade de São Paulo – USP

Doutor em Comunicação pela ECA/USP

Professor de Marketing da EACH/USP

otfreire@usp.br

ORCID https://orcid.org/0000-0002-9008-4273


Rua Arlindo Béttio, 1000 - Vila Guaraciaba, São Paulo - SP, 03828-000

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Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Artigos