Adoção das IFRS e conservadorismo das companhias na Colômbia e no Brasil
Palavras-chave:
IFRS, teoria da influência cultural, índice de conservadorismo, Colômbia.Resumo
Analisamos as mudanças nos níveis de conservadorismo na Colômbia e no Brasil após a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), de acordo com a teoria da influência cultural na contabilidade (Gray, 1988). Constatamos que a adoção das IFRS resultou em diminuição do conservadorismo das práticas contábeis no Brasil; no entanto, resultou em maior conservadorismo na Colômbia. Foi encontrada uniformidade no conservadorismo entre os setores econômicos no Brasil. No Brasil e na Colômbia, os setores: industrial, de investimento, comercial e financeiro, apresentaram uma queda no conservadorismo, como esperado. No entanto, os setores público e de serviços mostraram um aumento importante no conservadorismo na Colômbia.Downloads
Publicado
2019-10-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.