Relação entre o Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Aspectos Acadêmicos: Percepções de Estudantes Brasileiros de Contabilidade

Autores

  • Vitor Hideo Nasu Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

TIC, Aspectos acadêmicos, Relação, Percepção, Alunos de ciências contábeis.

Resumo

Este estudo objetivou investigar a relação entre a percepção dos estudantes de contabilidade sobre o uso das TICs (ICT) e seis aspectos acadêmicos: (i) metodologia de ensino (TME), (ii) experiências de aprendizagem inovadoras (EXP), (iii) capacidade de pensar criticamente e refletir sobre soluções de problemas da sociedade (CAP); (iv) desenvolvimento de habilidades comunicacionais (COM); (v) acesso a conhecimentos atualizados/contemporâneos (KNO); e (vi) condições de infraestrutura das instituições de ensino superior (INF). Os dados foram coletados do questionário do estudante do ENADE 2015, obtendo-se a amostra final de 51.269 observações. Em geral, as estatísticas descritivas mostraram que os estudantes estão satisfeitos com os cursos de contabilidade em relação aos seis aspectos acadêmicos analisados e ao uso das TICs. A matriz de correlação de Spearman indicou relações significantes entre as variáveis. A correlação positiva entre o uso das TICs e experiências de aprendizagem inovadoras sugere que as instituições de ensino podem adotar TICs para promover um processo educacional mais atrativo. O uso das TICs e a metodologia de ensino também se mostraram positivamente correlacionadas, sugerindo que as TICs poderiam ser úteis para elaborar ou aperfeiçoar os métodos de ensino. Como implicações, as TICs podem ser adotadas visando vantagem competitiva e motivação discente.

Biografia do Autor

Vitor Hideo Nasu, Universidade de São Paulo

PhD student in Accounting at FEA/USP.

FEA/USP.

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Publicado

2019-09-12

Edição

Seção

Artigos