Anomalias no Mercado de Capitais Brasileiro: Um Estudo sobre os Efeitos Tamanho e Book-to-Market sob a Perspectiva da Abordagem Fundamentalista

Autores

  • Rebeca Cordeiro da Cunha Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
  • Márcio André Veras Machado Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Vinícius Gomes Martins Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Palavras-chave:

Anomalias, Efeito Tamanho, Efeito Book-to-Market, Abordagem Fundamentalista.

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar os efeitos tamanho e book-to-market (B/M) no mercado de capitais brasileiro, sob a perspectiva da abordagem fundamentalista. Especificamente, buscou-se verificar se medidas alternativas do tamanho da empresa desempenham o mesmo papel do valor de mercado, e se as medidas alternativas dos fluxos de caixa futuros desempenham o mesmo papel do índice B/M, na explicação dos retornos das ações brasileiras. A população analisada foi constituída por todas as empresas com ações listadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), no período de 31 de dezembro de 1995 a 31 de dezembro de 2016. Os dados foram analisados com base na metodologia proposta por Ohlson e Bilinski (2015) e estimados por meio de regressão quantílica. Os resultados indicam a existência do efeito tamanho no mercado de capitais brasileiro, uma vez que as quatro medidas utilizadas se apresentaram negativa e estatisticamente relacionadas com o retorno das ações. Fato este que contrapõe a perspectiva da abordagem fundamentalista, tendo em vista que o efeito tamanho, no período analisado, tem como característica uma anomalia de mercado e não uma relação intrínseca entre a proxy valor de mercado e o retorno acionário. Quanto ao efeito book-to-market, os resultados também não corroboram os argumentos da abordagem fundamentalista, uma vez que o valor patrimonial não reforçou a variável valor de mercado, não representando, assim, a variação esperada nos fluxos de caixa futuros das ações brasileiras. Isto é, não foi possível identificar que proxies alternativas para os fluxos de caixa futuros formam quocientes com o valor de mercado tão bons quanto o índice B/M, na explicação dos retornos das ações brasileiras.

Biografia do Autor

Rebeca Cordeiro da Cunha Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (2016). Possui Graduação (2009) e Mestrado (2011) em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba ? IFPB. Membro do Grupo de Pesquisa em Finanças e Contabilidade (GFIC) e do Núcleo de Pesquisas em Educação Financeira e Imóveis (NUPEFI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais.

Márcio André Veras Machado, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Márcio André Veras Machado é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2000) e em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (2016), mestrado em Administração, com concentração em Finanças, pela Universidade Federal da Paraíba (2002), doutorado em administração, com concentração em finanças, pela Universidade de Brasília - UNB (2009) e Pós-doutorado em Finanças pela Universidade de Queensland (2016). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Administração e Docente e Orientador nos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e em Contabilidade (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba e do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN. Recebeu premiações de melhor trabalho em diversos congressos nacionais (USP, ANPCONT, SEMEAD, CBC) e também como orientador de dissertação de mestrado premiada na ANBIMA. Foi coordenador da área de Contabilidade para Usuários Externos da ANPCONT (2013-2015). É líder do grupo de pesquisa em Finanças e Contabilidade - GFIC cadastrado no CNPq e editor associado da Brazilian Business Review (BBR). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças e Contabilidade, atuando principalmente em Finanças Corporativas, Mercado de Capitais, Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças e contabilidade e Contabilidade para Usuários Externos. Publicou diversos trabalhos em periódicos especializados e anais de eventos, no Brasil e no exterior

Vinícius Gomes Martins, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Doutor em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional - UnB-UFPB-UFRN. É Mestre em Ciências Contábeis pelo mesmo programa e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente, é professor do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Grauação em Ciências Contabeis da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Tem concentrado suas pesquisas na área de Contabilidade para Usuários Externos, com ênfase em Qualidade da Informação Contábil e Finanças.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Artigos