Cozinhando como um chef ... A coprodução e os valores pessoais do cliente de restaurante fast casual

Autores

  • Aline de Souza Freire Universidade Estácio de Sá – ESTACIO
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá - ESTACIO
  • Marcio Moutinho Abdalla Universidade Federal Fluminense – UFF

Palavras-chave:

Valores pessoais, Coprodução, Teoria Meios-Fim, Laddering.

Resumo

Este artigo qualitativo, baseado na Teoria Meios-Fim e com o uso das técnicas de observação não participante e de soft laddering, identificou e analisou os valores pessoais de consumidores satisfeitos com escolha de restaurante fast casual onde há coparticipação do cliente na confecção dos pratos, agregando essa identificação aos princípios da coprodução e da cocriação de valor entre estes clientes e o prestador. Referida ao êxito pessoal, “realização” revelou-se o valor pessoal de maior destaque. A cocriação de valor ficou sugerida com os esforços da marca em construir uma relação única com o cliente, pautada na coprodução dos pratos. A coprodução auxiliou o consumidor a se sentir um chef de cozinha, com essa sua participação via aplicação de suas escolhas pessoais “empoderando-o” e levando-o a um patamar experiencial, relacionado muito mais à experiência do cliente e à sensação de se sentir cozinhando do que ao serviço e ao prato que será consumido em si. A contribuição acadêmica foi alcançada com a ligação da Teoria de Cocriação de Valor em Serviços ao construto valores pessoais. A originalidade da pesquisa reside na agregação da identificação dos valores pessoais dos clientes analisados aos princípios de coprodução e de cocriação de valor entre eles e o prestador de serviço, inédita na literatura brasileira de Administração até o momento da realização da pesquisa.

Biografia do Autor

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá - ESTACIO

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil. Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Professora horista, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (dedicação exclusiva), professora de Marketing de Serviços no curso de MBA em Marketing Estratégico da UFF, e membro do corpo editorial da revista acadêmica Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, da UFF. Atuou como analista sênior na Embratel durante 8 anos, nas áreas de Marketing Estratégico, de Planejamento Estratégico, e Financeira. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Marketing e em Estratégias Empresariais, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, fidelização do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos e redes de relacionamento.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Artigos