Modelo de Análise da Criação de Spin-Off Corporativa Focado na Organização de Origem: Estudo de Caso de Indústria Tradicional do Estado do Rio Grande do Sul, Sul do Brazil

Autores

  • Luis Felipe Maldaner Universidade do Vale do Rio do Sinos
  • Flávia Siqueira Fiorin Universidade do Vale do Rio do Sinos Unisinos University

Resumo

Países emergentes têm centrado sua estratégia de desenvolvimento no empreendedorismo aliado à inovação e à difusão tecnológica. Este estudo se propôs a analisar os fatores que conduziram a empresa gaúcha inserida na economia tradicional a investir na criação de uma spin-off corporativa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, a partir de framework de análise estruturado pela literatura revisada, do qual derivaram os fatores de análise: (i) caracterização (empresa-mãe e spin-off); (ii) fatores relevantes à decisão e (iii) processo de spin-off (contexto externo, interno e motivadores). Os resultados demonstram que a criação da spin-off pode ser uma alternativa de mercado e apontam que a decisão de separar o novo negócio e integrá-lo a um ambiente de tecnologia e inovação guarda relação com a estratégia de atenuar barreiras de entrada no mercado. Considerando o contexto externo, os resultados evidenciam que fatores como políticas públicas permeiam e impactam o processo de criação da spin-off, embora de forma restrita. O estudo aponta que a criação da spin-off acontece em um contexto principalmente guiado pela oportunidade, em razão de orientação estratégica da empresa-mãe.

Palavras-chave: spin-off, empreendedorismo, inovação, economia tradicional, base tecnológica.

Biografia do Autor

Luis Felipe Maldaner, Universidade do Vale do Rio do Sinos

Professor Ph. D. of Professional Master Degree at Unisinos Business School

CEO of Tecnosinos - São Leopoldo Tech Park.

Flávia Siqueira Fiorin, Universidade do Vale do Rio do Sinos Unisinos University

Master degree at Unisinos Business School

Project Manager at Unitec/Unisinos

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Publicado

2018-03-23

Edição

Seção

Artigos