Modelo de Análise da Criação de Spin-Off Corporativa Focado na Organização de Origem: Estudo de Caso de Indústria Tradicional do Estado do Rio Grande do Sul, Sul do Brazil
Resumo
Países emergentes têm centrado sua estratégia de desenvolvimento no empreendedorismo aliado à inovação e à difusão tecnológica. Este estudo se propôs a analisar os fatores que conduziram a empresa gaúcha inserida na economia tradicional a investir na criação de uma spin-off corporativa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, a partir de framework de análise estruturado pela literatura revisada, do qual derivaram os fatores de análise: (i) caracterização (empresa-mãe e spin-off); (ii) fatores relevantes à decisão e (iii) processo de spin-off (contexto externo, interno e motivadores). Os resultados demonstram que a criação da spin-off pode ser uma alternativa de mercado e apontam que a decisão de separar o novo negócio e integrá-lo a um ambiente de tecnologia e inovação guarda relação com a estratégia de atenuar barreiras de entrada no mercado. Considerando o contexto externo, os resultados evidenciam que fatores como políticas públicas permeiam e impactam o processo de criação da spin-off, embora de forma restrita. O estudo aponta que a criação da spin-off acontece em um contexto principalmente guiado pela oportunidade, em razão de orientação estratégica da empresa-mãe.
Palavras-chave: spin-off, empreendedorismo, inovação, economia tradicional, base tecnológica.
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