Coautoria em Administração no Brasil: Pressões, Complementaridades e Produtividade

Autores

  • Manuel Portugal Vasconcelos Ferreira Instituto Politécnico de Leiria, Universidade Nove de Julho
  • Renata Canela Faculdades de Campinas, Universidade Nove de Julho
  • Cláudia Frias Pinto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Christian Daniel Falaster Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Neste estudo, busca-se entender por que os pesquisadores brasileiros em Administração escrevem em coautoria, quais as contribuições merecedoras de coautorias e quais critérios e práticas usam na ordenação da autoria no artigo. Face à evidência de que a maioria dos artigos é escrita dessa forma, este estudo contribui para entender a realidade na academia em Administração quanto ao que leva os pesquisadores a escrever em coautoria. Os dados usados foram coletados por questionário em uma amostra de 171 pesquisadores que publicaram em periódicos brasileiros de Administração, sujeitos a análises de estatística descritiva. Este estudo contribui para o debate atual sobre as pressões para publicar e, em especial, as relações de coautoria em Administração. Com elas, os pesquisadores visam juntar competências e conhecimentos complementares e aumentar o número e a qualidade dos artigos. A colaboração efetiva nesse modo de escrita é o que os pesquisadores valorizam e buscam, talvez pela maior dificuldade percebida para publicar nos periódicos de estratos mais altos, mas a diversidade de motivações que dirigem as coautorias permite antever que desenvolverão redes colaborativas de pesquisa com alta diversidade.

Palavras-chave: coautoria, coautores, publicação científica, pesquisa colaborativa, Administração.

Biografia do Autor

Manuel Portugal Vasconcelos Ferreira, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade Nove de Julho

Professor e investigador nas áreas de estratégia e gestão internacional, Professor na ESTG-Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, e no Programa de Doutorado em Administração da Uninove.

Doutorado em Business Administration pela Universidade de Utah, EUA, Mestrado pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e Licenciado em Economia pela UNiversdade de Coimbra. Director do centro de investigação: globADVANTAGE - Center of Research in INternational Business & Strategy.

Renata Canela, Faculdades de Campinas, Universidade Nove de Julho

Mestre em Administração pelo PPGA da Universidade Nove de Julho. Professora na FACAMP, Faculdades de Campinas. Interesses de investigação: publicação científica, estratégia das organizações

Cláudia Frias Pinto, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorada em Administração de EmpresasFGV/EAESP – Fundação Getúlio Vargas
Interesses de investigação: multinacionais da América Latina, Teoria Institucional, Grupos econômicos

Christian Daniel Falaster, Universidade Regional de Blumenau

Professor no PPGAd da FURB
Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd)FURB - Universidade Regional de Blumenau
Interesses de investigação: estratégia das multinacionais, estratégia nas economias emergentes e da América Latina, publicação científica

Downloads

Publicado

2018-03-23

Edição

Seção

Artigos