Fatores determinantes dos erros contidos no cálculo do custo médio ponderado em ofertas públicas de aquisição de ações de companhias abertas (OPAs)
Resumo
Nos processos de fusões e aquisições de empresas, é fundamental que elas sejam avaliadas adequadamente, a fim de refletir o potencial em gerar resultados futuros. Dessa forma, a avaliação torna-se uma ferramenta auxiliar na tomada de decisões. Esta pesquisa, ao assumir o pressuposto de que o detentor de informações privilegiadas poderá utilizar-se dessa vantagem para manipular o resultado da avaliação, teve como objetivo analisar os fatores determinantes para a ocorrência de erros no cálculo do WACC nos laudos de avaliação das OPAs realizadas entre 2011 a 2015. Para tanto, foi escolhido o método Probit para capturar a probabilidade de ocorrência ou não ocorrência de erro no que se refere às variáveis econômico-financeiras relacionadas à assimetria da informação: nível de governança, risco, custo de capital e tamanho. Foram analisados 34 laudos, nos quais observou-se a ocorrência de erros, a partir da classificação proposta por Fernández e Bilan (2007), com maior frequência do erro do tipo 2. Identificou-se a presença de significância estatística apenas do tamanho da companhia para o erro do tipo 8, de 5%. Conclui-se que os erros identificados nos laudos de avaliação podem ocorrer como eventos aleatórios, sem relação direta com a empresa que o produz.
Palavras-chave: laudos de avaliação, erros, custo médio ponderado de capital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.