O efeito moderador do risco percebido na percepção dos outros consumidores (OCP – other consumer perception)

Autores/as

  • Fernando Henrique Brasil Rossini Universidade Nove de Julho
  • Daniela Modolo Ribeiro de Gouvea Universidade Nove de Julho
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho
  • Eduardo Biagi Almeida Santos Universidade Nove de Julho

Resumen

Este artigo analisa a percepção dos indivíduos em relação aos outros consumidores presentes no ambiente de compras (OCP) e a sua influência no processo decisório desses consumidores. Além disso, examina o efeito moderador do Risco Percebido nas relações entre a OCP e a Evitação e a Aproximação. Oito hipóteses foram desenvolvidas com base na literatura e testadas por meio da análise dos dados oriundos de um survey, no qual participaram 456 estudantes universitários. A técnica de análise realizada foi a modelagem de equações estruturais com estimação pelos mínimos quadrados parciais. Como resultados, foi comprovada a relação positiva da OCP com o comportamento de Aproximação e a relação negativa com o comportamento de Evitação. Os resultados identificaram também o efeito moderador do risco percebido positivo entre a OCP e a Aproximação e negativo entre a OCP e a Evitação.

Palavras-chave: OCP, risco percebido, varejo.

Biografía del autor/a

Fernando Henrique Brasil Rossini, Universidade Nove de Julho

Doutorando de Administração da Universidade Nove de Julho.

Mestre em Administração Pela FEA/USP

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo

Publicado

2017-12-30

Número

Sección

Articles