O papel dos agentes de suporte à inovação no desenvolvimento de empresas de base
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o papel de agentes de suporte à inovação (ASIs) no desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica (ENBTs) a partir do conceito de assimetria de informações entre os agentes econômicos. Para isso, foi utilizada a abordagem qualitativa de análise comparativa de múltiplos casos em duas aceleradoras de empresas, duas incubadoras e dois parques tecnológicos. De acordo com os dados obtidos e sua posterior análise, foi verificado que os ASIs contribuem para as ENBTs da seguinte maneira: distribuindo informações do mercado, reduzindo, assim, seu custo de pesquisa; favorecendo a formação de suas redes de relações sociais; emprestando sua reputação; e reduzindo o custo de pesquisa de agentes de mercado no que tange o acesso às ENBTs. Não obstante, esses papéis variam de acordo com a natureza do ASI investigado. De resto, esta pesquisa pode ser usada como referência para ambos, ASIs e ENBTs, no que se refere ao desenvolvimento de aspectos informacionais e sociais desta última.
Palavras-chave: assimetria de informações, ENBTs, parques tecnológicos, incubadoras de empresas, aceleradoras de empresas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.