Incomodando consumidores: quando agentes de recomendação não facilitam a nossa vida realmente
Resumo
Sistemas inteligentes têm sido usados em diferentes tipos de websites com a intenção de criar mensagens personalizadas e de entender as necessidades dos consumidores com mais profundidade. Eles supostamente facilitam o processo de tomada de decisão, tornam a navegação mais fácil e dão aos usuários uma sensação de trato social e personalização. Até agora, a pesquisa na área tem focado nos aspectos positivos de usar tais sistemas. Pouco esforço tem sido feito, entretanto, para tentar reconhecer e corrigir situações nas quais eles não apresentam um bom desempenho. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória destinada a entender a amplitude do conceito de falha em ambientes personalizados, assim como seus antecedentes e consequentes. Baseados na técnica do incidente crítico, coletamos a opinião de 86 participantes em um ambiente multicultural e usamos suas respostas para elaborar um framework abrangente para a falha em recomendação, considerando as diferentes motivações para o uso da internet.
Palavras-chave: personalização, compra on-line, agentes de recomendação, falha na recomendação.
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