Incomodando consumidores: quando agentes de recomendação não facilitam a nossa vida realmente

Autores

  • Fábio Verruck Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Walter Meucci Nique Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Sistemas inteligentes têm sido usados em diferentes tipos de websites com a intenção de criar mensagens personalizadas e de entender as necessidades dos consumidores com mais profundidade. Eles supostamente facilitam o processo de tomada de decisão, tornam a navegação mais fácil e dão aos usuários uma sensação de trato social e personalização. Até agora, a pesquisa na área tem focado nos aspectos positivos de usar tais sistemas. Pouco esforço tem sido feito, entretanto, para tentar reconhecer e corrigir situações nas quais eles não apresentam um bom desempenho. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória destinada a entender a amplitude do conceito de falha em ambientes personalizados, assim como seus antecedentes e consequentes. Baseados na técnica do incidente crítico, coletamos a opinião de 86 participantes em um ambiente multicultural e usamos suas respostas para elaborar um framework abrangente para a falha em recomendação, considerando as diferentes motivações para o uso da internet.

Palavras-chave: personalização, compra on-line, agentes de recomendação, falha na recomendação.

Biografia do Autor

Fábio Verruck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós Graduação em Administração

Walter Meucci Nique, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós Graduação em Administração

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos