Diversificação dos Fundos de Investimento Imobiliário brasileiros
Palavras-chave:
Fundo de Investimento Imobiliário, Diversificação, TamanhoResumo
Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são uma classe de ativos recente no mercado de capitais brasileiro, que, apesar de poderem ser negociados na bolsa tal como ações, são bem distintos das mesmas. Os investidores e acadêmicos deveriam se inteirar dessas particularidades. No Brasil, a academia apenas recentemente tem se dedicado a estudá-los. Uma das questões que se coloca, e que norteia o objetivo do presente estudo, é a de quais fatores levam os FII listados em bolsa a serem mais ou menos diversificados, ou seja, apresentarem menor ou maior risco diversificável. As hipóteses testadas consideram que (i) o tamanho do fundo de investimento imobiliário, (ii) o número de imóveis ou (iii) a concentração dos imóveis explicam a maior ou menor diversificação do fundo. Estudou-se 22 FII multiativos listados na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) em dezembro de 2015. Os resultados indicam que os fundos maiores são mais diversificados. A quantidade de imóveis e a concentração dos imóveis não foram significantes na explicação da diversificação dos FII. As limitações do estudo são a pequena quantidade de fundos analisados (apenas 24 dos 127 fundos listados são multiativos, 2 deles considerados outliers) e a análise em apenas um período (devido ao pequeno histórico dos FII).
Palavras-chave: fundo de investimento imobiliário, diversificação, tamanho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.