Reflexões acerca de modelos de oferta de valor: um estudo de múltiplos casos em serviços de segurança pública

Autores/as

  • Leila Scanfone CEPEAD/UFMG - Doutoranda em Administração e Grupo Educacional Unis - Professora Titular
  • Noel Torres Júnior CEPEAD/UFMG - Professor Adjunto de Gestão de Operações e Logística
  • Marlusa De Sevilha Gosling CEPEAD/UFMG - Professora Adjunta de Marketing e Estratégia

Palabras clave:

Estratégias Organizacionais, Modelos de Oferta de Valor, Marketing de Serviços, Gestão de Operações

Resumen

Em serviços, o processo de oferta de valor pelas organizações para os clientes deixou de ser a simples soma dos esforços das mesmas para entregar um produto com valor definido para o cliente, para tornar-se o resultado de diversas interações entre complexas redes em um determinado contexto. Nesse cenário, novos modelos de oferta de valor baseados na lógica Serviço-Dominante surgem como alternativos ao modelo de criação de valor baseada na lógica Produto-Dominante. Entre os novos modelos, a cocriação de valor e a coprodução de valor ganharam destaque nos estudos acadêmicos e, apesar de serem discutidos amplamente na literatura de marketing de serviços e operações, existem lacunas quanto ao entendimento das especificidades de cada modelo e ao modo como as organizações tanto privadas quanto públicas podem implementá-los. Posto isso, à luz da lógica Serviço-Dominante, o objetivo deste estudo é buscar uma melhor compreensão sobre as especificidades de cada modelo de oferta de valor por meio da apresentação, análise e discussão de três serviços de segurança pública prestados pela Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG. Para tanto, a partir dos dados obtidos por meio de entrevistas, documentos e observações diretas, buscou-se identificar como se dá o processo de oferta de valor em cada serviço pesquisado. Os resultados apontaram diferenças significativas entre os modelos quanto ao papel requerido do cliente e às possibilidades de interação entre os envolvidos no serviço.

Palavras-chave: criação de valor, cocriação de valor, coprodução de valor, serviços.

Biografía del autor/a

Leila Scanfone, CEPEAD/UFMG - Doutoranda em Administração e Grupo Educacional Unis - Professora Titular

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), especialização em Educação a Distância  e em Docência no Ensino Superior pelo Sistema Aberto de Educação (2009) e em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá  e graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Professora Titular do Grupo Educacional Unis nos cursos presenciais e a distância de graduação e pós-graduação.

Noel Torres Júnior, CEPEAD/UFMG - Professor Adjunto de Gestão de Operações e Logística

Bolsista MEC/SESu/CAPES no Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração. Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), especialização em Engenharia da Qualidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), Especialização em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Foi Engenheiro e Auditor da Qualidade pela Sociedade Americana de Qualidade (ASQ/USA), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração da Produção, trabalhando como Engenheiro da Qualidade, de Processos e consultor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Serviços, Gestão de operações de serviços, Gestão da Qualidade, Análise e Modelagem de Processos.

Marlusa De Sevilha Gosling, CEPEAD/UFMG - Professora Adjunta de Marketing e Estratégia

Atuação principal em estudos de Marketing de Serviços, de Relacionamento, Marketing e Mídias Sociais, Comportamento do Consumidor e Marketing Turístico.

Publicado

2017-02-14

Número

Sección

Articles