Comportamento dos custos e sua relação com medidas de eficiência operacional em companhias aéreas
Palavras-chave:
Comportamento dos custos. Medidas não financeiras de desempenho. Empresas do setor aéreo brasileiro.Resumo
Este estudo objetiva identificar o comportamento dos custos e sua relação com medidas de eficiência operacional em empresas do setor aéreo brasileiro. Pesquisa descritiva foi realizada a partir de dados econômico-financeiros e medidas de eficiência operacional (número de empregados e aeronaves adquiridas), do período de 2001 a 2013, coletados no Anuário do Transporte Aéreo da ANAC. Para análise dos dados, aplicou-se a modelagem estatística de Dados em Painel com Mínimos Quadrados Ordinários Integrados, ou teste de Pooled Ordinary Least Squares (POLS), pautada nos estudos de Anderson et al. (2003) e Anderson et al. (2013). Os resultados da pesquisa revelaram a existência do fenômeno assimetria no comportamento dos custos nas empresas pesquisadas do setor aéreo brasileiro. Verificou-se também a existência de influência significativa do número de empregados e do número de aeronaves adquiridas no comportamento dos custos quando do aumento ou da diminuição daquelas variáveis. Conclui-se que há assimetria no comportamento dos custos e que o número de empregados e de aeronaves influenciam de modo não proporcional o comportamento dos custos das empresas pesquisadas. Tais resultados reforçam os pressupostos da Teoria dos Sticky Costs e indicam lacunas de pesquisa que incentivam investigações sobre o comportamento dos custos no Brasil.
Palavras-chave: comportamento dos custos, medidas de eficiência operacional, empresas do setor aéreo brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.