A relevância das informações contábeis e suplementares na avaliação de petrolíferas mundiais
Resumo
A presente pesquisa objetivou investigar a relevância das informações relacionadas às reservas provadas de petróleo e das informações contábeis (lucro e patrimônio líquido) na avaliação de petrolíferas mundiais. Para tal, foram aplicadas regressões considerando a técnica de dados em painel em uma amostra composta por 15 petrolíferas integradas e listadas na New York Stock Exchange (NYSE), durante o período de 2001 a 2012, totalizando 180 empresas-ano. Foram testados oito modelos, todos tendo como variável dependente o logaritmo neperiano ou natural (ln) do preço médio das ações, considerando os preços de fechamento dos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Como variáveis explicativas foram testados o Patrimônio Líquido (PL), o Lucro Líquido (LL), os Custos Capitalizados (CC), o Volume de Reservas de Óleo e Gás (RPO&G), suas alterações e o Fluxo de Caixa Futuro Descontado (FCD) decorrente dessas reservas. De forma geral, os resultados indicaram que o valor de mercado de uma petrolífera é função da variável contábil PL e de informações relacionadas às reservas provadas de petróleo e de gás. Esse achado reforça a ideia de que os dados contábeis são informações incompletas para a determinação do valor de uma petrolífera, sendo que as informações relacionadas às reservas provadas de petróleo e de gás contribuem incrementando a relevância das variáveis contábeis mensuradas a valores históricos. Em decorrência disso, informações adicionais em notas explicativas sobre as reservas de petróleo são relevantes e necessárias, além das tradicionais já divulgadas nas demonstrações financeiras.
Palavras-chave: petróleo e gás, value relevance, disclosure.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.