A relevância das informações contábeis e suplementares na avaliação de petrolíferas mundiais

Autores

  • João Carlos de Aguiar Domingues Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) Av. Bandeirantes 3900 - Monte Alegre - CEP 14040-905 - Ribeirão Preto/SP (16) 3602-0210
  • Evandro Marcos Saidel Ribeiro Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP - Departamento de Administração).

Resumo

A presente pesquisa objetivou investigar a relevância das informações relacionadas às reservas provadas de petróleo e das informações contábeis (lucro e patrimônio líquido) na avaliação de petrolíferas mundiais. Para tal, foram aplicadas regressões considerando a técnica de dados em painel em uma amostra composta por 15 petrolíferas integradas e listadas na New York Stock Exchange (NYSE), durante o período de 2001 a 2012, totalizando 180 empresas-ano. Foram testados oito modelos, todos tendo como variável dependente o logaritmo neperiano ou natural (ln) do preço médio das ações, considerando os preços de fechamento dos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Como variáveis explicativas foram testados o Patrimônio Líquido (PL), o Lucro Líquido (LL), os Custos Capitalizados (CC), o Volume de Reservas de Óleo e Gás (RPO&G), suas alterações e o Fluxo de Caixa Futuro Descontado (FCD) decorrente dessas reservas. De forma geral, os resultados indicaram que o valor de mercado de uma petrolífera é função da variável contábil PL e de informações relacionadas às reservas provadas de petróleo e de gás. Esse achado reforça a ideia de que os dados contábeis são informações incompletas para a determinação do valor de uma petrolífera, sendo que as informações relacionadas às reservas provadas de petróleo e de gás contribuem incrementando a relevância das variáveis contábeis mensuradas a valores históricos. Em decorrência disso, informações adicionais em notas explicativas sobre as reservas de petróleo são relevantes e necessárias, além das tradicionais já divulgadas nas demonstrações financeiras.

Palavras-chave: petróleo e gás, value relevance, disclosure.

Biografia do Autor

João Carlos de Aguiar Domingues, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) Av. Bandeirantes 3900 - Monte Alegre - CEP 14040-905 - Ribeirão Preto/SP (16) 3602-0210

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP - Campus de Tupã) (2007), Mestre em Ciências Contábeis (2008-2010) e Doutor em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Evandro Marcos Saidel Ribeiro, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP - Departamento de Administração).

Bacharel em Física (Mar89-Ago92), Mestre em Física (Mar95) e Doutor em Física (Mar99) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Downloads

Publicado

2016-01-14

Edição

Seção

Artigos