O uso da informação do ambiente no processo de decisão estratégica de empresários brasileiros e americanos de pequenas empresas

Autores

  • Patricia Viveiros de Castro Krakauer Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Universidade de São Paulo

Resumo

Este estudo busca entender as práticas de pequenas e médias empresas brasileiras e americanas no que diz respeito ao uso de informações do ambiente durante o processo de tomada de decisão estratégica. Alguns aspectos foram estudados em maior profundidade: descrição das atividades realizadas pelos proprietários com foco nas informações do ambiente e na análise das diferenças e similaridades entre as práticas dos empresários dos dois países investigados. A pesquisa possui natureza exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando como método o levantamento de experiências. Os achados sugerem que tanto brasileiros quanto americanos buscam utilizar as informações do ambiente como essenciais no processo de tomada de decisão estratégica.Algumas diferenças foram notadas ao se comparar a prática entre brasileiros e americanos: o uso da intuição, o compartilhamento com os membros da família e a disseminação das informações com a equipe de trabalho. Esse estudo poderá contribuir com a competitividade de pequenas empresas no Brasil, ainda sujeitas a altos índices de mortalidade.

Palavras-chave: informação do ambiente, decisão estratégica, pequenas e médias empresas, proprietários brasileiros e americanos.

Biografia do Autor

Patricia Viveiros de Castro Krakauer, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Downloads

Publicado

2016-03-17

Edição

Seção

Artigos