O uso da informação do ambiente no processo de decisão estratégica de empresários brasileiros e americanos de pequenas empresas
Resumo
Este estudo busca entender as práticas de pequenas e médias empresas brasileiras e americanas no que diz respeito ao uso de informações do ambiente durante o processo de tomada de decisão estratégica. Alguns aspectos foram estudados em maior profundidade: descrição das atividades realizadas pelos proprietários com foco nas informações do ambiente e na análise das diferenças e similaridades entre as práticas dos empresários dos dois países investigados. A pesquisa possui natureza exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando como método o levantamento de experiências. Os achados sugerem que tanto brasileiros quanto americanos buscam utilizar as informações do ambiente como essenciais no processo de tomada de decisão estratégica.Algumas diferenças foram notadas ao se comparar a prática entre brasileiros e americanos: o uso da intuição, o compartilhamento com os membros da família e a disseminação das informações com a equipe de trabalho. Esse estudo poderá contribuir com a competitividade de pequenas empresas no Brasil, ainda sujeitas a altos índices de mortalidade.
Palavras-chave: informação do ambiente, decisão estratégica, pequenas e médias empresas, proprietários brasileiros e americanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.