Sentiment analysis em relatórios anuais de empresas brasileiras com ações negociadas na BM&FBovespa

Autores

  • Marcelo Sanches Pagliarussi Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo
  • Marcelo Otone Aguiar Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358 Boa Vista Vitória – ES Brazil 29075-505
  • Fernando Caio Galdi Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358 Boa Vista Vitória – ES Brazil 29075-505

Resumo

Foi investigada a associação entre o tom dos relatórios anuais divulgados por uma amostra de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa com variáveis de mercado (retornos anormais, volume de negociação e volatilidade). O tom dos relatórios foi medido por meio de técnicas de sentiment analysis (Liu et al., 2005; Liu, 2010). Seguindo o trabalho de Loughran e McDonald (2011), foram construídas listas de palavras positivas, negativas, litigiosas e de incerteza, além de modais, para construir uma medida de tom dos relatórios. A análise das 829 observações de relatórios, referentes ao período de 1997 a 2009, resultou na identificação de uma fraca associação entre as medidas de tom dos textos e as variáveis retorno anormal, volatilidade e volume anormal. Adicionalmente, realizou-se uma análise de robustez excluindo-se da amostra os anos de transição de regime contábil no Brasil (2008 e 2009), e nossos resultados se mantêm. Contrariamente aos estudos anteriores que usaram dados do mercado norte-americano, o tom dos relatórios divulgados pelas empresas brasileiras não contribui para melhorar as estimativas de retorno.

Palavras-chave: sentiment analysis, tom textual, palavras positivas, palavras negativas, relatórios anuais.

Biografia do Autor

Marcelo Sanches Pagliarussi, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo

Professor Doutor no Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)

Marcelo Otone Aguiar, Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358 Boa Vista Vitória – ES Brazil 29075-505

Mestre em Administração pela Fucape Business School

Fernando Caio Galdi, Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358 Boa Vista Vitória – ES Brazil 29075-505

Professor Associado na Fucape Business School

Downloads

Publicado

2016-03-11

Edição

Seção

Edição Especial