Um instrumento de pesquisa qualitativo para analisar fatores de competitividade de conglomerados organizacionais

Autores

  • Norberto Hoppen UNISINOS
  • Eduardo Henrique Rigoni Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Amarolinda Zanela Klein Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ágata Maite Ritter Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

Clusters são concentrações geográficas de empresas, de fornecedores de insumos e serviços e de instituições, todos trabalhando conectados e em conjunto em atividades de um setor específico. Os clusters têm um importante papel para incrementar o desenvolvimento econômico por meio de formas organizacionais associativas. Muitos fatores contribuem para a competitividade dos clusters (por exemplo, a confiança e a colaboração entre firmas e a governança). Contudo, a literatura sobre esse tema é vasta e a e sua definição varia de acordo com as diferentes disciplinas. Neste contexto, o propósito deste artigo é apresentar um instrumento de pesquisa qualitativo para analisar os fatores competitivos de clusters. O instrumento final criado é uma continuidade do trabalho publicado por Rigoni e Saccol (2012) e foi empiricamente testado em um cluster de produtores de flores. A maior parte dos fatores competitivos do nosso instrumento de pesquisa origina-se da literatura, mas outros emergiram do campo. A elaboração deste instrumento deverá fortalecer um desenvolvimento dos fundamentos teóricos da competitividade de clusters. O instrumento também poderá ser adotado para analisar, qualitativamente, o nível de competitividade de clusters, apoiando seus integrantes na adoção de uma abordagem de clusters e assistindo os formuladores de políticas públicas na elaboração de políticas para o desenvolvimento de clusters mais efetivos.

Palavras-chave: conjunto de empresas inter-relacionadas, clusters, fatores de competitividade, instrumento de pesquisa qualitativo.

Biografia do Autor

Norberto Hoppen, UNISINOS

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trabalha com o tema de Alinhamento Estratégico entre negócios e TI desde o início do Mestrado (2004). Nesse, realizou um trabalho de mensuração da maturidade de Alinhamento Estratégico junto ao setor manufatureiro gaúcho. No Doutorado, aprimorou e adaptou o instrumento de maturidade de Alinhamento Estratégico levando em conta diferentes tipos estratégicos no setor financeiro brasileiro. Ainda no período de doutoramento, realizou "doutorado sanduíche" na Stevens Institute of Technology (EUA) sob supervisão do orientador Jerry Luftman. Estabeleceu contatos com professores estrangeiros tanto norte-americanos como indianos. Possui bacharelado em Ciência da Computação (2001) pela UFRGS, e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e Apoio à Tomada de Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: Alinhamento Estratégico entre Negócios e Tecnologia da Informação e Estratégia.

Eduardo Henrique Rigoni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DocFix FAPERGS-UNISINOS Researcher

Amarolinda Zanela Klein, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor of Qualitative Methods for Business Administration

Ágata Maite Ritter, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Master in Business Administration

Downloads

Publicado

2016-03-17

Edição

Seção

Edição Especial