O papel do gênero na intenção de uso de novas tecnologias por meio do modelo TAM adaptado
Resumo
Dado o extensivo papel da tecnologia na sociedade e a crescente presença das mulheres nos domínios profissionais, o entendimento da diferença de gênero na adoção de novas tecnologias e decisões de uso é uma questão importante para os pesquisadores do comportamento do consumidor. Buscando identificar se há diferença entre homens e mulheres com relação à intenção de uso de novas tecnologias, realizou-se um survey junto a 833 estudantes universitários sobre o uso de serviços de telefonia móvel. A análise dos dados, testando o modelo TAM (Technology Acceptance Model), adaptado por meio de equações estruturais com estimação dos mínimos quadrados parciais (PLS-PM – Partial Least Square – Path modelling), indicou, entre outros achados, que as mulheres são orientadas pelo utilitarismo, enquanto os homens são orientados pelo valor hedônico do consumo desse serviço.
Palavras-chave: marketing, comportamento do consumidor, processo de compra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.