Impacto total da implementação do IFRS no lucro e patrimônio líquido das empresas brasileiras
Palavras-chave:
Índice de Conservadorismo, Índice de Comparabilidade, IFRS, Cultura Contábil, Brasil.Resumo
Este estudo objetiva medir o impacto total da implementação do IFRS (International Financial Reporting Standards) – desde o padrão original da Lei 6.404/76 até o full IFRS – no lucro e patrimônio líquido das empresas brasileiras, a partir da aplicação do inverso do “Índice de Conservadorismo/Comparabilidade” de Gray-Weetman (1980,1998). O estudo analisou a totalidade das empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa e abrangeu tanto a antecipação voluntária da adoção do IFRS nos relatórios de 2008/2009 quanto a convergência obrigatória nos relatórios de 2010. Na linha de estudos semelhantes sobre países de influência contábil eurocontinental, foram verificados aumentos significativos tanto no lucro como no patrimônio líquido das empresas na adoção do IFRS, corroborando a hipótese de Gray de conservadorismo comparativo da contabilidade brasileira anterior, com implicações tanto para a pesquisa de séries temporais do período como para a análise financeira das empresas.
Palavras-chave: Índice de Conservadorismo, Índice de Comparabilidade, IFRS, cultura, code law x common law, Gray, Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.