Uso de métricas não financeiras e a função desempenhada por empresas agroindustriais dentro da estrutura de cadeias de suprimento

Autores

  • Antônio André Cunha Callado Departamento de Administração/Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Aldo Leonardo Cunha Callado Universidade Federal da Paraíba.
  • Renata Porto Chaves Centro Universitário Maurício de Nassau

Palavras-chave:

Performance Measurement, Supply Chain Performance, Agribusiness

Resumo

Empresas individuais podem assumir diferentes papéis dentro da estrutura de uma cadeia de suprimento, bem como apresentar distintas características operacionais e habilidades referentes às suas respectivas posições. Nesse contexto, a definição das métricas apropriadas não é uma tarefa fácil. O objetivo deste artigo é investigar padrões de uso de indicadores de desempenho não financeiro entre empresas agroindustriais individuais que possuem diferentes funções dentro da estrutura de cadeias agroindustriais de suprimento. Esta pesquisa foi operacionalizada através de um survey entre fornecedores e produtores que investigou uma amostra de 38 empresas individuais considerando 33 indicadores de desempenho não financeiros. Os procedimentos de coleta de dados foram operacionalizados através de um questionário estruturado, e os gestores dessas empresas foram solicitados a indicar quais indicadores têm sido utilizados. Foram utilizadas duas técnicas estatísticas distintas: Prova exata de Fisher e Teste U de Mann-Whitney. Os resultados demonstram que tanto fornecedores quanto produtores consideram satisfação do consumidor e satisfação dos parceiros de negócio como fatores-referência para o desempenho da cadeia. Evidências significativas referentes a particularidades de uso, bem como diferenças na intensidade de uso entre fornecedores, foram encontradas, indicando que padrões de uso de indicadores de desempenho se alteram ao longo da estrutura da cadeia de suprimento.

Palavras-chave: mensuração de desempenho, desempenho de cadeia, agronegócio.

Biografia do Autor

Antônio André Cunha Callado, Departamento de Administração/Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Associado II do Departamento de Administração a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (1990), Mestre em Administração na área de Finanças de Empresas pelo Curso de Mestrado em Administração da Universidade Federal da Paraíba (1994), Doutor em Administração na área de Estratégias Empresariais pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutor em Administração na área de Gestão Organizacional (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Organizador do livro AGRONEGÓCIO (Editora Atlas) e editor do periódico eletrôcnico Custos e @gronegócio on line (referenciado na lista QUALIS de quatro áreas: Adminitrsção, Ciências Contábeis e Turismo, Desenvolvimento Urbano e Regional (Demografia), Engenharias III e Interdisciplinar. Atividades de ensino e pesquisa sobre Custos, Mensuração de Desempenho e Finanças.

Aldo Leonardo Cunha Callado, Universidade Federal da Paraíba.

Departamento de Finanças e Contabilidade.

Renata Porto Chaves, Centro Universitário Maurício de Nassau

Departamento de Administração.

Downloads

Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Artigos