Underpricing nas ofertas públicas iniciais: evidências empíricas no Brasil (2002-2013)
Palavras-chave:
IPO, Underpricing, BrasilResumo
Com o objetivo de contribuir para o debate envolvendo o fenômeno do underpricing nas Ofertas Públicas Iniciais, esse artigo analisou 140 processos de abertura de capital de empresas que ocorreram no Brasil no período de Janeiro de 2002 a Dezembro de 2013 e procurou verificar a ocorrência ou não do fenômeno do underpricing testando empiricamente três tipos de assimetria: (i) assimetria informacional entre a empresa emissora e o mercado (consideramos a informação se o IPO foi primário, secundário ou ambos para mensurar esse efeito), (ii) assimetria informacional entre investidores (utilizamos a presença de fundos de Private Equity para mensurar esse efeito) e (iii) associação do prestígio do banco coordenador da oferta ao resultado da emissão (dividimos a amostra entre bancos de alto e baixo prestígio e verificamos se o prestígio do banco coordenador líder teve alguma influência no underpricing). Foram utilizados estatística descritiva e testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos para avaliar a ocorrência ou não do fenômeno do underpricing. Nossos resultados confirmaram a hipótese de ocorrência do fenômeno de underpricing e assimetria informacional dos três tipos testados nos processos de abertura de capital que ocorreram no Brasil, sendo que o total de “dinheiro deixado na mesa” foi de R$ 8,2 bilhões no período analisado. O tema apresenta importância crescente, em face do desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro.
Palavras-chave: IPO, underpricing, Brasil.
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