Testes de quociente de variância do caminho aleatório nos índices setoriais brasileiros
Resumo
O presente trabalho possui como objetivo testar a hipótese de caminho aleatório nos índices setoriais da BM&F/Bovespa através da utilização de testes de quociente de variância. Para tanto, são utilizadas cotações diárias dos índices setoriais correspondentes ao período de 03/01/2008 a 30/08/2011, totalizando 880 observações. Os resultados obtidos permitem concluir que existe um padrão entre os setores, que é a rejeição da hipótese de caminho aleatório nos testes que consideram defasagens isoladas e não rejeição dos testes que consideram as defasagens conjuntamente. Entretanto, o setor imobiliário rejeita a hipótese de caminho aleatório em todos os tipos de teste, revelando que houve oportunidade de arbitragem.
Palavras-chave: eficiência, quociente de variância, caminho aleatório, índices setoriais, mercado brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.