O mercado brasileiro precifica a adesão e a migração aos níveis diferenciados de governança corporativa?

Autores

  • Ademir Clemente Universidade Federal do Paraná
  • Ricardo Adriano Antonelli Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Luciano Marcio Scherer Universidade Federal do Paraná
  • Ana Paula Mussi Szabo Cherobim Universidade Federal do Paraná

Resumo

O tema relativo à governança corporativa vem ganhando importância para o mercado de capitais. Muitas empresas têm aderido às práticas de governança vislumbrando maior valorização acionária, mas, no Brasil, as pesquisas apresentam resultados divergentes a esse respeito. O objetivo é avaliar se o mercado de capitais brasileiro corresponde mais positivamente às empresas que apresentam melhores práticas de governança corporativa. O Modelo de Mercado é aplicado com o coeficiente Beta de cada título calculado antes e depois da data de adesão aos níveis de governança corporativa, utilizando o Ibovespa como parâmetro. Para isso, aferiu-se a diminuição do risco de cada título pela análise do coeficiente Beta das regressões realizadas antes e depois da adesão ou da migração aos níveis diferenciados de governança corporativa (NDGC) da Bovespa. A partir de uma amostra de 75 casos, foi possível analisar 57 (76%) que mostraram Beta significativo antes e depois da adesão ou da migração. Destes, 39 casos (68%) mostraram diminuição do risco após a adesão ou a migração. Com a aplicação do teste Willcoxon envolvendo os 39 casos, comprovou-se diferença estaticamente significativa entre os coeficientes Beta antes e depois, evidenciando a resposta positiva do mercado de capitais, ou seja, o reconhecimento de que, por meio da adesão e da migração, as empresas aumentam seu compromisso com as práticas de governança corporativa, resultando em menor risco ao investidor.

Palavras-chave: governança corporativa, NDGC, BM&FBovespa, modelo de mercado, risco.

Biografia do Autor

Ademir Clemente, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Economia e Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (1974), (1975). Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977). Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Lecionou em graduação e em pós-graduação nos Estados Unidos da América. Fez pós-doutorado na Universidade de Londres na área de Economia do Trabalho. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e leciona no Mestrado em Contabilidade. Tem 9 livros publicados nas áreas de Economia, Administração, Finanças e Estatística.

Ricardo Adriano Antonelli, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG. Especialista em Desenvolvimento para Ambiente de Internet utilizando Orientação a Objetos, Java e Banco de Dados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco - UTFPR. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco UTFPR. Atualmente é mestrando da Universidade Federal do Paraná - UFPR, no Programa de Mestrado de Contabilidade. Experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis, com ênfase em contabilidade gerencial, sistemas de informações contábeis, análise financeira, implantação de sistemas de informação, programação Java, perícias bancárias, consultorias em empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços.

Luciano Marcio Scherer, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade financeira, finanças corporativas, contabilidade internacional.

Ana Paula Mussi Szabo Cherobim, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Econômicas (1985) e em Administração (1992) pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Finanças pelo IAG/PUC (1988) mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Paraná. Coordena o Projeto de Orçamento Familiar da UFPR. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e decisão de investimentos em ativos reais; identificação e análise de risco, investimentos em cadeias de abastecimento e logística e finanças pessoais. Foi Chefe do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR entre março de 2004 e junho de 2008.

Downloads

Publicado

2014-07-17

Edição

Seção

Artigos