O mercado brasileiro precifica a adesão e a migração aos níveis diferenciados de governança corporativa?
Resumo
O tema relativo à governança corporativa vem ganhando importância para o mercado de capitais. Muitas empresas têm aderido às práticas de governança vislumbrando maior valorização acionária, mas, no Brasil, as pesquisas apresentam resultados divergentes a esse respeito. O objetivo é avaliar se o mercado de capitais brasileiro corresponde mais positivamente às empresas que apresentam melhores práticas de governança corporativa. O Modelo de Mercado é aplicado com o coeficiente Beta de cada título calculado antes e depois da data de adesão aos níveis de governança corporativa, utilizando o Ibovespa como parâmetro. Para isso, aferiu-se a diminuição do risco de cada título pela análise do coeficiente Beta das regressões realizadas antes e depois da adesão ou da migração aos níveis diferenciados de governança corporativa (NDGC) da Bovespa. A partir de uma amostra de 75 casos, foi possível analisar 57 (76%) que mostraram Beta significativo antes e depois da adesão ou da migração. Destes, 39 casos (68%) mostraram diminuição do risco após a adesão ou a migração. Com a aplicação do teste Willcoxon envolvendo os 39 casos, comprovou-se diferença estaticamente significativa entre os coeficientes Beta antes e depois, evidenciando a resposta positiva do mercado de capitais, ou seja, o reconhecimento de que, por meio da adesão e da migração, as empresas aumentam seu compromisso com as práticas de governança corporativa, resultando em menor risco ao investidor.
Palavras-chave: governança corporativa, NDGC, BM&FBovespa, modelo de mercado, risco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.