Ativos intangíveis e gerenciamento de resultados: uma análise em empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa
Resumo
Considerando a crescente visibilidade e o interesse que os temas ativos intangíveis e gerenciamento de resultados vêm despertando em pesquisadores e empresas, o estudo objetivou analisar a relação existente entre a proporção dos ativos intangíveis no ativo total e o gerenciamento de resultados em empresas brasileiras listadas em diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBovespa. Realizou-se pesquisa descritiva, conduzida por meio de análise documental e abordagem quantitativa dos dados que foram obtidos por meio de notas explicativas, relatórios da administração e banco de dados Economática relativos ao período de 2009 a 2010. A amostra foi composta por 203 companhias abertas, listadas em diferentes níveis de Governança Corporativa da BM&FBovespa e que apresentaram saldo de ativos intangíveis no período. Inicialmente, foi calculado, para cada empresa, o percentual dos ativos intangíveis em relação ao ativo total. Em seguida, foi calculado o gerenciamento de resultados, por meio do modelo de Kang e Sivaramakrishnan (1995). Para a análise dos dados, foram usadas medidas de estatísticas descritivas e análise de correlação de Pearson. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma boa representatividade dos intangíveis e índices consideráveis de gerenciamento de resultados. Demonstram também que houve correlações estatisticamente significativas entre intangibilidade e gerenciamento de resultados somente entre as empresas listadas no Novo Mercado, evidenciando que, neste nível de governança corporativa, as empresas com maiores percentuais de ativos intangíveis em relação aos ativos totais apresentaram menores índices de gerenciamento de resultados.
Palavras-chave: ativos intangíveis, gerenciamento de resultados, empresas brasileiras.
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