Custos de mudança e seus efeitos no Comprometimento, na intenção de recompra e no boca-a-boca em serviços educacionais

Autores

  • Denise Avancini Alves PUC/RS PPGCOM/UFRGS
  • Mellina da Silva Terres UniRitter - Laureate International Universities e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Cristiane Pizzutti dos Santos PPGA/UFRGS

Resumo

O presente estudo aprofunda o conhecimento acerca dos efeitos dos custos de mudança no comprometimento, na intenção de recompra e no boca-a-boca (positivo e negativo), no contexto de serviços educacionais, buscando preencher a lacuna referente à análise dos efeitos dos diferentes tipos de custos de mudança: relacional, financeiro e processual, observando, assim, sua natureza multidimensional. Para tanto, além da revisão bibliográfica e da pesquisa de cunho qualitativo sobre o tema, foi conduzida uma pesquisa do tipo survey com alunos de graduação de instituições de ensino privado, tendo como objeto a verificação do papel dos custos de mudança e seus efeitos positivos e negativos no contexto de serviço educacional em nível de graduação. Os resultados demonstram uma influência dos custos de mudança relacionais, financeiros e processuais no comprometimento afetivo, normativo e calculativo, respectivamente. O comprometimento afetivo e o comprometimento normativo estão associados a resultados positivos, como intenção de recompra, sendo que o primeiro se destaca por apresentar também uma relação com o boca-a-boca positivo. Salienta-se que o comprometimento calculativo resulta na geração de efeitos negativos – maior boca-a-boca negativo –, bem como incide na redução dos níveis de intenção de recompra. Nesse sentido, pode-se observar que o incremento de custos de mudança processuais, que antecedem o comprometimento calculativo, não deve ser incentivado. Ao final do artigo, os resultados são discutidos, assim como são apresentadas as limitações do estudo e sugestões para futuras pesquisas e implicações para a prática gerencial.

Palavras-chave: custos de mudança, comprometimento , intenção de recompra e boca-a-boca, serviços educacionais.

Biografia do Autor

Denise Avancini Alves, PUC/RS PPGCOM/UFRGS

Doutoranda em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS, com início em março de 2011. Mestre em Administração (Área de Concentração: Marketing) pelo PPGA/UFRGS, 2009. Especialista em Net-Economy: Tecnologia e Management dell Informazione e della Conoscenza pela Universit degli Studi di Trento, UNITN, 2006. Administração de Serviços pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, 2003. Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, 1999. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2004. Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 1998.

Mellina da Silva Terres, UniRitter - Laureate International Universities e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutora em Administração com ênfase em Marketing na Escola de Administração da UFRGS (Capes 7). Doutorado Sanduíche na Warrington College of Business Administration da University of Florida sendo co-orientada pelo Prof. Richard Lutz (03/2010-02/2011). Possui graduação em Administração com ênfase em Marketing pela Escola de Administração da UFRGS (2007) e mestrado em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora de Marketing do UniRitter - Laureate International Universities e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Interesses de pesquisa: comportamento do consumidor, confiança, lealdade, afeto e marketing verde.

Cristiane Pizzutti dos Santos, PPGA/UFRGS

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Sanduíche - Case Western Reserve University (1999). Atualmente é professora da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, É revisora ad hoc da RAC - Revista de Administração Contemporânea, RAE- Revista de Administração de Empresas, Latin American Business Review, BAR e REAd - Revista eletrônica de administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de reclamações, serviços, comportamento do consumidor, marketing de relacionamento e confiança.

Downloads

Publicado

2013-09-27

Edição

Seção

Artigos