A visão da honestidade acadêmica de professores e alunos de um curso superior em Contabilidade
Resumo
Pesquisas indicam que o comportamento ético dos alunos de graduação tem impacto na vida profissional do futuro contador. Respondendo às demandas internacionais para maiores reflexões sobre a ética profissional e acadêmica, esta pesquisa procura, nos cursos superiores contábeis, subsídios nas visões de alunos e professores em relação à honestidade acadêmica para fomentar a discussão. Inexistem pesquisas no Brasil que comparam as percepções de professores e alunos no ensino de graduação contábil em relação à honestidade acadêmica. O objetivo desta pesquisa é avaliar as visões acerca da honestidade acadêmica entre alunos e professores de um curso de contabilidade no Brasil. É uma pesquisa exploratória e descritiva. Quanto ao seu delineamento, é classificado como levantamento. Foram usados dois instrumentos de coleta (alunos e professores) na forma de questionário, envolvendo situações de potencial desonestidade acadêmica passíveis de penalidades. A amostra compreende 22 professores e 102 alunos de um curso superior noturno de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Pública. Tanto os alunos como os professores analisaram os comportamentos descritos em todos os casos e atribuíram as penalidades que deveriam ser aplicadas em cada caso. Os resultados evidenciaram que a visão dos alunos e dos professores envolvendo honestidade acadêmica é diferente apenas para os casos “cinzentos”. Nos demais casos, existe um alinhamento entre alunos e professores na escola pesquisada, o que não é consistente com os resultados da pesquisa original americana em que foi baseado este trabalho. Considerando que as visões de alunos e professores estão relativamente alinhadas em nossa amostra e que os resultados das recentes pesquisas acerca da ética entre os alunos da contabilidade indicam um alto nível de desonestidade acadêmica, surge a necessidade de investigar os motivos pelos quais os estudantes não praticam o que acreditam em relação à honestidade acadêmica. Sugerimos que as discussões sobre o código de ética vigente nas Instituições de Ensino acerca da honestidade acadêmica e suas respectivas sanções devem ser debatidas com mais intensidade não só em disciplinas de ética, mas também nas demais disciplinas de uma forma integrada.
Palavras-chave: desonestidade acadêmica, honestidade acadêmica, contabilidade.
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