Mudanças na contabilidade gerencial: uma revisão
Resumo
O objetivo deste estudo é discutir os principais aspectos ligados a mudanças na contabilidade gerencial e o presente estágio da pesquisa nessa área. A pesquisa no campo da mudança na contabilidade gerencial pode ser caracterizada pela diversidade metodológica que inclui a pesquisa interpretativista, a pesquisa critica e a pesquisa tradicional funcionalista e positivista. Uma grande variedade de métodos de pesquisa foi utilizada nessa área, incluindo surverys, pesquisa de campo, estudo de casos e pesquisa etnográfica, bem como estudos que adotam uma postura mais quantitativa convencional, tais como estudos baseados na teoria da contingência. Além disso, pesquisadores vêm utilizando uma grande variedade de teorias, incluindo a teoria positivista tradicional, tais como a teoria econômica e a teoria da contingência, e teorias alternativas, tais como a teoria institucional, a teoria da estruturação, a teoria dos atores e redes, middle-range thinking, labour process theory, a economia política, e a teoria de Foucault. Portanto, a área de estudo em mudança na contabilidade gerencial é heterogênea sem existir um paradigma de pesquisa dominante.
Palavras-chaves: contabilidade gerencial, mudança, revisão da literatura, pesquisa interpretativista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.