Determinantes da escolha do modo de entrada internacional: um estudo de caso de uma multinacional brasileira
Resumo
O processo de tomada de decisão sobre o modo de entrada é um assunto complexo em negócios internacionais por causa dos diversos fatores envolvidos, e também pelo impacto que tal decisão poderia implicar para o desempenho de uma empresa nos mercado externos. Apesar da existência de diversos estudos sobre o modo de entrada, grande parte deles está focada na análise dos países desenvolvidos ou de casos específicos de economias emergentes da Ásia de tal modo que ainda pouco se sabe sobre os modos de entrada adotados por empresas multinacionais brasileiras nos mercados externos. Assim, o presente estudo tem o propósito de investigar os fatores determinantes da escolha do modo de entrada no caso de uma empresa multinacional brasileira. A contribuição do estudo reside em analisar o caso de uma empresa multinacional brasileira, usando uma abordagem eclética baseada na “Tripod Strategy” de Peng (2009) que
integra três conjuntos de fatores: recursos da empresa, indústria e instituições. Com base num estudo de caso, com abordagem qualitativa, os resultados mostraram que todas as dimensões do Tripod Strategy foram relevantes, com especial ênfase para o papel das redes como fator determinante na escolha do modo de entrada em mercados externos.
Palavras-chave: modo de entrada internacional, empresas multinacionais emergentes, internacionalização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.