Uma análise dos relatórios de sustentabilidade no âmbito ambiental do Brasil: sustentabilidade ou camuflagem?

Autores

  • Marcio de Oliveira Mota Unifor
  • Adriana Carla Avelino Mazza Unifor
  • Francisco Correia de Oliveira Unifor

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, competitividade, meio ambiente, responsabilidade social corporativa, Global Reporting Initiative

Resumo

A sustentabilidade corporativa tem sido um dos tópicos relevantes na agenda das empresas e os relatórios de sustentabilidade têm sido formas de avaliar o desempenho e a competitividade. Os relatórios da Global Reporting Initiative (GRI) são utilizados pelas empresas no intuito de informar a performance ambiental, social e econômica. Porém, evidências preliminares das práticas adotadas pelas empresas parecem demonstrar que essas diretrizes possuem vieses e que seus relatórios omitem informações que visem à equidade social e ambiental, colocando em risco a interpretação entre o desempenho corporativo e os impactos provenientes de seus programas. O objetivo deste artigo é analisar os indicadores de cunho ambiental nos relatórios das empresas brasileiras que publicaram os relatórios GRI no ano de 2009. O método utilizado é a pesquisa documental por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que, embora as empresas se autodeclarem estrategicamente sustentáveis, não possuem em suas visões menção ao desenvolvimento sustentável. Há tentativas de camuflar indicadores e de omitir informações negativas relevantes. Do mesmo modo, as empresas não seguem alguns princípios das linhas gerais da GRI. Conclui-se que essas ainda se encontram em uma fase inicial de consciência de desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Marcio de Oliveira Mota, Unifor

Doutorando em Administração, possui dois mestrados em Administração (Profissional e acadêmico), possui duas especializações (Marketing e Tecnologia da Informação) e Graduado em Administração. Professor em Programas de Graduação e Pós-Graduação em disciplinas de Marketing e Métodos Quantitativos Aplicados à Administração. Possui artigos publicados em eventos e periódicos de alto desempenho (e.g. Enanpads, Academy of Consumer Research - ACR, Society of Consumer Psychology - SCP, Revista da Mackenzie, Journal of Business Ethics e Journal of Marketing for Higher Education. Área de pesquisa: Marketing de Serviços e de Relacionamento e Comportamento do Consumidor.

Adriana Carla Avelino Mazza, Unifor

Francisco Correia de Oliveira, Unifor

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Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Artigos