US GAAP x Contabilidade na América Latina: Impacto das diferenças de normas no lucro reportado das empresas com ADRs na NYSE
Resumo
Este estudo tem como objetivo mensurar o quanto as diferenças de normas contábeis aplicadas nos Estados Unidos e em países latino-americanos impactam o lucro reportado pelas empresas desses últimos países. Para tal, foi calculado o “Índice de Conservadorismo” à luz da abordagem teórica de Gray, que mede o grau de conservadorismo do sistema contábil de determinado país – no caso, Brasil, Argentina, Chile e México – em comparação com o sistema contábil norte-americano, classificando-o como conservador (ao gerar lucros menores) ou otimista (ao gerar resultados maiores). O estudo abrange todas as empresas desses países com ADRs na NYSE no período de 2001 a 2005, com base nos dados publicados nos formulários 20F da SEC e no banco de dados Economática. As medidas estatísticas de média e mediana obtidas neste estudo indicam que a contabilidade praticada nos países da América Latina em geral resulta em valores de lucro inferiores aos apurados conforme os US GAAP, embora os testes de média efetuados, bem como a distribuição de frequência dos dados, tenham mostrado que não existe um padrão homogêneo representativo, exceto para o Chile, com IC médio significativo ao nível de 10% nos subperíodos 2001-2002 e 2003-2005 e, para o Brasil, apenas no último triênio.
Palavras-chave: Contabilidade Internacional, US GAAP, Normas Contábeis de países da América Latina, Índice de Conservadorismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.