Efeitos da crise subprime na arrecadação, liquidez e endividamento dos municípios da região sul do Brasil
Resumo
O objetivo do estudo é verificar se a crise de 2007 não implicou em alteração estatisticamente significativa na arrecadação, na liquidez e no endividamento dos municípios localizados na Região Sul do Brasil. O referencial teórico contempla aspectos inerentes às crises financeiras sistêmicas, teoria de finanças, teoria das escolhas públicas, endividamento com base na LRF e indicadores de desempenho. A preocupação em investigar o tema justifica-se pela repercussão da crise sistêmica na economia das empresas solventes e insolventes e na gestão da res publica dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Trata-se de pesquisa descritiva quanto aos objetivos, documental quanto aos procedimentos e quantitativa quanto à abordagem do problema. Entre os resultados, destaca-se que a crise, ocorrida em 2007, não implicou em alteração estatisticamente significativa no endividamento e na liquidez dos municípios em análise e produziu efeitos nos indicadores de estrutura das receitas e na arrecadação, rejeitando-se, assim, a hipótese geral nula. Essa rejeição justifica-se por meio do coeficiente de significância das variáveis incluídas. Tal caso pode ter ocorrido, devido ao fato de que os municípios podem ter ajustado suas despesas ou reduzido investimentos de modo que o fluxo de caixa tenha ficado constante.
Palavras-chave: crises financeiras sistêmicas, teoria das finanças, teoria das escolhas públicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.