A dependência de trajetória em negócios internacionais

Autores

  • Sílvio Luís de Vasconcellos UNISINOS IENH - Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
  • Cyntia Vilasboas Calixto UNISINOS
  • Ivan Lapuente Garrido UNISINOS
  • Yeda Swirski de Souza UNISINOS

Palavras-chave:

Dependência de Trajetória, Negócios Internacionais, Visão Baseada nas Instituições, Visão Baseada em Recursos

Resumo

Este artigo pretende ampliar a perspectiva teórica da dependência de trajetória na reconfiguração de estratégias de entrada em negócios internacionais. A partir de um levantamento das origens dos estudos deste tema, que migrou da economia para a área organizacional, buscou-se entender como a visão baseada em recursos considera a dependência de fatos históricos nas decisões realizadas anteriormente e como podem influenciar a gestão e a coordenação de seus recursos e capacidades. Em seguida, são avaliados três aspectos que envolvem a dependência de trajetória em negócios internacionais: a aprendizagem associada ao comprometimento, os modos de entrada em mercados estrangeiros e as forças institucionais. Um modelo teórico que integre a dependência de trajetória e estratégias de modos de entrada em negócios internacionais é proposto para alargar o entendimento do tema. Verificou-se que é viável estender estudos nessa área, haja vista a relação estreita entre as mudanças organizacionais e o poder das instituições, no âmbito interno, como na indústria, no país e entre países, a partir do enfoque da dependência de trajetória.

Palavras-chave: dependência de trajetória, negócios internacionais, visão baseada nas instituições, visão baseada em recursos.

Biografia do Autor

Sílvio Luís de Vasconcellos, UNISINOS IENH - Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

Mestrando em Administração pela UNISINOS, Bacharel em Administração com hab. em Comércio Exgterior, pela UNISINOS, licenciado em Formação Pedagógica para Educação Profissional, pela FEEVALE, professor da IENH, empresário em Comércio Exterior.

Cyntia Vilasboas Calixto, UNISINOS

Mestranda em Administração no Programa de Pós-Graduação da UNISINOS.

Ivan Lapuente Garrido, UNISINOS

Doutor em Administração (ênfase em Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007), Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUCRJ (2001), graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1986). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, nas áreas de Marketing e Negócios Internacionais. Atuou como executivo em empresas como Cia de Cigarros Souza Cruz, Cia Cervejaria Brahma e Esso Brasileira de Petróleo.

Yeda Swirski de Souza, UNISINOS

Coordena atualmente o Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisadora do CNPq. Atua em docência e pesquisa nas áreas de Comportamento Organizacional e Estratégia. Possui graduação em Psicologia (UFRGS); Mestrado em Administração (UFRGS); e Doutorado em Psicologia (PUCRS). Foi Editora da Revista BASE (2008-2009). Coordena projeto de cooperação entre o PPGAdm da UNISINOS e a University of Texas Pan American. Dedica-se a projetos de pesquisa sobre empreendedorismo internacional e sobre o desenvolvimento de capacidades de empresas brasileiras pertencentes a cadeias globais de valor.

Downloads

Publicado

2012-07-16

Edição

Seção

Artigos