A dependência de trajetória em negócios internacionais
Palavras-chave:
Dependência de Trajetória, Negócios Internacionais, Visão Baseada nas Instituições, Visão Baseada em RecursosResumo
Este artigo pretende ampliar a perspectiva teórica da dependência de trajetória na reconfiguração de estratégias de entrada em negócios internacionais. A partir de um levantamento das origens dos estudos deste tema, que migrou da economia para a área organizacional, buscou-se entender como a visão baseada em recursos considera a dependência de fatos históricos nas decisões realizadas anteriormente e como podem influenciar a gestão e a coordenação de seus recursos e capacidades. Em seguida, são avaliados três aspectos que envolvem a dependência de trajetória em negócios internacionais: a aprendizagem associada ao comprometimento, os modos de entrada em mercados estrangeiros e as forças institucionais. Um modelo teórico que integre a dependência de trajetória e estratégias de modos de entrada em negócios internacionais é proposto para alargar o entendimento do tema. Verificou-se que é viável estender estudos nessa área, haja vista a relação estreita entre as mudanças organizacionais e o poder das instituições, no âmbito interno, como na indústria, no país e entre países, a partir do enfoque da dependência de trajetória.
Palavras-chave: dependência de trajetória, negócios internacionais, visão baseada nas instituições, visão baseada em recursos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.