Análise das inter-relações entre sustentabilidade e competências: um estudo em uma indústria do setor eletroeletrônico

Autores

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Borim de Souza Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Competências. Organização.

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo geral de ampliar a compreensão dos vínculos que permitem um melhor alinhamento entre a sustentabilidade organizacional e as competências organizacionais necessárias para seu acontecimento em um contexto de gestão específico. Observou-se nos referenciais teóricos pesquisados que competências organizacionais coerentes tendem a proporcionar o alcance de melhores resultados no desenvolvimento dos pilares econômico, ambiental e social da sustentabilidade organizacional. Metodologicamente foi percorrido um caminho pautado pela realização de uma pesquisa mista (qualitativa e quantitativa) que exigiu a realização de um levantamento bibliográfico e o desenvolvimento de um estudo de caso na “Empresa ISE” por meio da realização de entrevistas não estruturadas e em profundidade, da análise do conteúdo destas entrevistas, da aplicação de formulários de pesquisa (instrumento de pesquisa quantitativo) e da realização de entrevistas semiestruturadas, procedimentos estes que foram analisados pela lógica da triangulação metodológica entre métodos. O que ficou claro por meio da pesquisa empírica realizada é que na “Empresa ISE”, em relação às ações necessárias para promover os pilares da sustentabilidade organizacional, as competências organizacionais não participam de uma representatividade gerencial que legitime seu potencial de interligar indivíduos e organização por meio da assunção de uma compreensão sistêmica e retroalimentadora, pela qual o ser humano possa ser valorizado como agente de mudanças e a referida organização passe a ser reconhecida como um ambiente de recepção, tratamento e disseminação destas revoluções.

Palavras-chave: sustentabilidade, competências, organização.

Biografia do Autor

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, gestão sustentável, aprendizagem e gestão por competências. Atualmente coordena o MBA em Gestão de Pessoas e é vice-coordenador do mestrado em administração, ambos no departamento de administração da UEL. Desenvolve pesquisas com publicações em peroóodicos e anais científicos como RAM, RAUSP e ENANPAD. Desenvolve consultoria na área de gestão por competências.

Rafael Borim de Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração na linha de Administração de Tecnologia, Qualidade e Competitividade pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM-UFPR). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá em Consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (PPA-UEM/UEL) (2010), Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (2008) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Pesquisador inscrito no grupo de pesquisas: Pessoas, Competências e Sustentabilidade .Tem experiência na área de Administração, com interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: responsabilidade social empresarial, sustentabilidade organizacional, desenvolvimento sustentável, crise ambiental, competências organizacionais e gestão de competências.

Downloads

Publicado

2012-01-11

Edição

Seção

Artigos