A relação entre atividades do gerenciamento por categoria e a satisfação de clientes de supermercados

Autores

  • Osmar Domingues Fundação Universidade Federal do ABC
  • Maria Aparecida Gouvêa Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade deSão Paulo - FEA/USP

Palavras-chave:

Gerenciamento por Categorias, Supermercados, Satisfação dos Consumidores, Regressão Múltipla

Resumo

O Gerenciamento por Categoria (GC) é uma realidade nas grandes redes de supermercados e pode propiciar vários benefícios aos consumidores e varejistas, como melhor exposição/abastecimento, maior variedade de marcas/tamanhos, preços competitivos e calendário eficiente nas promoções, visando reduzir os estoques e aumentar o giro, a rentabilidade e, ao mesmo tempo, proporcionar maior satisfação aos clientes. Na literatura disponível não foram encontradas tentativas de mensuração da satisfação relacionada aos níveis de serviços oferecidos pelos supermercados que empregam o GC. A situação-problema deste artigo nasceu da observação de que se, por um lado, a implementação e operação do GC têm por meta satisfazer os consumidores, por outro, não conseguem identificar o grau de satisfação proporcionado pelos serviços oferecidos. Este estudo objetivou relacionar as variáveis do GC com a satisfação dos clientes de supermercados. Realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo, com amostra probabilística de 250 consumidores residentes na Região do ABC Paulista responsáveis pela decisão e aquisição de produtos de higiene pessoal e beleza em supermercados. Para a análise dos resultados, foi adotada a técnica de regressão linear múltipla por ser a técnica apropriada quando o problema de pesquisa envolve uma única variável dependente métrica relacionada a duas ou mais variáveis independentes métricas. Embora o conceito de satisfação seja complexo, sem a possibilidade de enumerar todas as possíveis variáveis conectadas ao mesmo, foi possível identificar a importância dos aspectos cuidados pelo GC na composição da satisfação dos consumidores.

Palavras-chave: Gerenciamento por Categorias, supermercados, satisfação dos consumidores, regressão múltipla.

Biografia do Autor

Osmar Domingues, Fundação Universidade Federal do ABC

Possui Doutorado em Administração (2008) e Mestrado em Administração (2001) pela FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e Graduação em Ciências Econômicas pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul - IMES/USCS (1978). É Professor Doutor Adjunto I da Universidade Federal do ABC, vinculado ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas - CECS (2009-Atual). Foi Coordenador do Índice de Preços ao Consumidor do ABC, calculado pelo Instituto de Pesquisas da USCS(IMES) no período de dezembro de 1993 a janeiro de 2001 e coordenou o projeto de pesquisa para a elaboração do Índice Regional de Qualidade de Vida Urbana para a Região do ABC no período de setembro/2004 a março de 2008. Foi professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS/IMES (1983-2009) das disciplinas: Estatística para Ciências da Computação e Sistemas de Informação, Introdução à Estatística Econômica, Estatística Econômica e Introdução à Econometria para o curso de Ciências Econômica, Estatística Aplicada para o curso de Administração e Cálculo Atuarial - Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade para o Curso de Ciências Contábeis. Também foi professor convidado no curso de graduação em Atuária da FEA/USP - Contabilidade (1º semestre de 2009). Tem experiência na área de Consultoria Econômica e Administração, com ênfase em controladoria para varejo (supermercados). Foi membro da Comissão Permanente de Avaliação Institucional da USCS de 2005 a 2008 e membro do Conselho do Curso de Economia da USCS em 2009.

Maria Aparecida Gouvêa, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade deSão Paulo - FEA/USP

Possui graduação em Bacharelado em Estatística , IME/USP pela Universidade de São Paulo (1976), graduação em Bacharelado em Letras, FFLCH/USP pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Métodos Quantitativos Aplicados, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da qualidade de atendimento em serviços e modelos de aceitação de novas tecnologias.

Downloads

Publicado

2012-01-11

Edição

Seção

Artigos