Mensuração do capital social organizacional em redes de indústrias vitivinícolas brasileiras

Autores

  • Denise Genari Univesidade de Caxias do Sul
  • Janaína Macke Universidade de Caxias do Sul
  • Kadígia Faccin Univesidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Capital Social, Organizações em Rede, Indústria Vitivinícola.

Resumo

O tema capital social está relacionado, no contexto organizacional, com a criação de vantagens competitivas para as empresas, partindo-se do pressuposto de que variáveis  econômicas não são suficientes para o desenvolvimento social e para a construção de um ambiente sustentável. Além disso, no ambiente interno das organizações, o capital social é tratado como uma ferramenta que pode alavancar o desempenho empresarial, através das interações sociais e das relações existentes em nível individual, grupal e organizacional. Assim, a existência de capital social pode apresentar alguns benefícios para a organização, como a facilidade de disseminar o conhecimento, a existência de um ambiente de confiança e cooperação, com referências comuns e objetivos partilhados entre os membros da empresa. Neste sentido, este estudo tem como principal objetivo avaliar como o capital social se manifesta no ambiente interno de organizações em redes, através da mensuração do mesmo em indústrias vitivinícolas localizadas no Vale dos Vinhedos (RS, Brasil) e associadas às redes APROVALE e APROBELO. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com caráter quantitativo, utilizando questionários autoadministrados como técnica de coleta de dados. Para a análise dos resultados, foram utilizadas técnicas estatísticas, como análise fatorial, análise descritiva e análise de variância. Os principais resultados evidenciam a existência de altos índices de capital social, principalmente no que tange às dimensões relacional e cognitiva. Além disso, as variáveis associadas ao ambiente de trabalho (dimensão relacional) possuem grande representatividade no ambiente da pesquisa, principalmente no que se refere ao significado do trabalho para os respondentes.

Palavras-chave: capital social, organizações em rede, indústria vitivinícola.

Biografia do Autor

Denise Genari, Univesidade de Caxias do Sul

Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS) (2010). Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade do Vale dos Sinos (2007), graduação em Administração com habilitação em recursos humanos pela Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (2004). Atualmente é professora da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves e analista de recursos humanos na empresa Bertolini SA.

Janaína Macke, Universidade de Caxias do Sul

Doctor in Business Administration. Joined Caxias do Sul University in March 2004 and since then has been developing research outputs in the domains of social capital, corporative social responsibility and collaborative networks. Principal researcher of Organizational Social Theory Group.

Kadígia Faccin, Univesidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Mestre em Administração pela mesma universidade. Atua como gerente assistente de negócios - Banco Bradesco S/A. Professora da Faculdade de Tecnologia - FTEC Brasil. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária. Atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: capital humano, capital social, redes colaborativas, competitividade e desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2012-01-11

Edição

Seção

Artigos