Mensuração do capital social organizacional em redes de indústrias vitivinícolas brasileiras
Palavras-chave:
Capital Social, Organizações em Rede, Indústria Vitivinícola.Resumo
O tema capital social está relacionado, no contexto organizacional, com a criação de vantagens competitivas para as empresas, partindo-se do pressuposto de que variáveis econômicas não são suficientes para o desenvolvimento social e para a construção de um ambiente sustentável. Além disso, no ambiente interno das organizações, o capital social é tratado como uma ferramenta que pode alavancar o desempenho empresarial, através das interações sociais e das relações existentes em nível individual, grupal e organizacional. Assim, a existência de capital social pode apresentar alguns benefícios para a organização, como a facilidade de disseminar o conhecimento, a existência de um ambiente de confiança e cooperação, com referências comuns e objetivos partilhados entre os membros da empresa. Neste sentido, este estudo tem como principal objetivo avaliar como o capital social se manifesta no ambiente interno de organizações em redes, através da mensuração do mesmo em indústrias vitivinícolas localizadas no Vale dos Vinhedos (RS, Brasil) e associadas às redes APROVALE e APROBELO. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com caráter quantitativo, utilizando questionários autoadministrados como técnica de coleta de dados. Para a análise dos resultados, foram utilizadas técnicas estatísticas, como análise fatorial, análise descritiva e análise de variância. Os principais resultados evidenciam a existência de altos índices de capital social, principalmente no que tange às dimensões relacional e cognitiva. Além disso, as variáveis associadas ao ambiente de trabalho (dimensão relacional) possuem grande representatividade no ambiente da pesquisa, principalmente no que se refere ao significado do trabalho para os respondentes.
Palavras-chave: capital social, organizações em rede, indústria vitivinícola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.