Recrutamento e seleção como parte do processo de socialização organizacional: estudo de caso em uma ONG
Palavras-chave:
Socialização organizacional, Processo seletivo, Trabalho voluntárioResumo
Este artigo tem como objetivo analisar de que maneira o processo seletivo funciona como parte do processo de socialização dos membros de uma organização não governamental (ONG) de trabalho voluntário. Tal socialização cresce em importância devido à não existência de incentivos contratuais e financeiros que ajudem no processo de retenção dos seus membros, o que pode acarretar problemas de alta rotatividade, dificultando o alcance de metas. O processo de entrada do indivíduo na organização e a sua adaptação por meio da socialização são fundamentais para o entendimento do relacionamento indivíduo-organização (Hashi-Leventhal e Bargal, 2008; Motta, 1993; Van Maanen, 1996). Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma organização internacional voluntária de estudantes, em que foram analisados os processos seletivos realizados por três comitês locais (CL) durante os anos de 2007, 2008 e 2009. Identificou-se que o processo seletivo adotado enfatiza a socialização dos futuros membros, tanto na sua parte formal quanto informal, por meio de estratégias de socialização dicotômicas, ocorrendo de maneira complementar. A descrição desse processo contribui para a compreensão da dinâmica de integração de novos membros e implica maior importância quando a relação entre indivíduo e a organização não é mediada financeiramente. O artigo contribui com a teoria ao apresentar um quadro mais complexo da relação entre práticas organizacionais e socialização do que é encontrado na literatura atual, demonstrando como a discricionariedade dos membros no momento do processo seletivo acaba por influenciar os resultados da socialização organizacional.
Palavras-chave: socialização organizacional, processo seletivo, trabalho voluntário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.