Análise comparativa do desempenho contábil-financeiro de empresas socioambientalmente responsáveis no Brasil
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar comparativamente o desempenho contábil-financeiro de empresas socioambientalmente responsáveis com outras sem esta característica, através da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA) às informações do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil no período de 2005-2007. Para tanto, utiliza-se de informações sobre lucratividade, margem de lucro, giro do ativo, liquidez, endividamento e imobilização das empresas sob análise, obtidas na base Melhores e Maiores da Exame-FIPECAFI. Para analisar o desempenho, os índices selecionados a partir da análise fatorial são consolidados em um único indicador de desempenho contábil-financeiro multicriterial obtido pela aplicação da DEA. Para separar os grupos em empresas socioambientalmente responsáveis e outras sem esta característica, utilizou-se o critério de estar listada no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) nos períodos 2005-2006, 2006-2007 e 2007-2008, ou seja, pertencer ao ISE em pelo menos 3 anos completos (2006, 2007 e 2008). Em linhas gerais, a comparação entre o desempenho médio destes dois grupos, utilizando o teste não paramétrico de Mann-Whitney, ao nível de significância de 5%, mostra que as empresas socioambientalmente responsáveis têm desempenho contábil-financeiro estatisticamente superior. Pode-se, então, concluir que essa situação suporta a afirmação de superioridade de desempenho das empresas socioambientalmente responsáveis no período de 2005-2007, mesmo que isso não tenha sido observado em todos os anos numa análise período a período.
Palavras-chave: desempenho, responsabilidade socioambiental, relatórios socioambientais, índices contábil-financeiros, DEA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.