Aplicação das normas contábeis brasileiras e norte-americanas: uma análise da conciliação das diferenças no lucro líquido e no patrimônio líquido da AMBEV
Resumo
O presente estudo examinou o efeito da divulgação de conciliações das diferenças resultantes da aplicação de normas contábeis brasileiras e norte-americanas, para uma melhor compreensão das informações contábeis por parte dos usuários externos. Para dar sustentação ao mesmo, desenvolveu-se um referencial teórico tratando dos objetivos da contabilidade e da informação contábil, dos usuários da contabilidade, das instituições reguladoras das normas contábeis brasileiras e norte-americanas e das diferenças de tratamento contábil resultantes da aplicação dessas normas. A pesquisa realizada pode ser classificada, quanto à abordagem do problema, como qualitativa e, quanto aos objetivos, como descritiva, tendo sido utilizado o método de procedimento comparativo. O objeto de estudo foram os demonstrativos de conciliação do lucro líquido e do patrimônio líquido dos exercícios de 2000, 2001 e 2002 apresentados pela Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV) no formulário 20F encaminhado à Securities and Exchange Commission (SEC). A análise realizada permitiu concluir que a companhia conseguiu contribuir, em grande parte, para um melhor entendimento pelos usuários externos das diferenças resultantes da aplicação de normas brasileiras e norte-americanas na elaboração das suas demonstrações contábeis.
Palavras-chave: normas contábeis, conciliação, informação contábil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.