A utilização de estudos de caso na pesquisa em administração
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar criticamente a utilização do estudo de caso como delineamento de pesquisa no campo da Administração. Para sua realização, procedeu-se à análise dos trabalhos apresentados no XXVI Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD) que puderam ser caracterizados como estudos de caso. Constatou-se que os estudos de caso vêm sendo utilizados para investigação em praticamente todas as áreas da Administração. Os aspectos mais críticos relativos aos resultados obtidos referem-se à utilização de poucas fontes de evidência na maioria das pesquisas e à falta de clareza nos procedimentos analíticos. Poucos são os trabalhos caracterizados pela aplicação de procedimentos rigorosos. Conclui-se pela necessidade de maior atenção na preparação dos pesquisadores quanto às vantagens e limitações do estudo de caso, sobretudo nos programas de mestrado em Administração.
Palavras-chave: administração, pesquisa, estudos de caso.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.