Fatores determinantes da competitividade na indústria de telecomunicações e repercussões para a estratégia

Autores

  • Rafael Teixeira
  • Daniel Pacheco Lacerda
  • Astor Hexsel
  • Roger Castagno Junior

Resumo

O mercado de telecomunicações passou por uma profunda reforma nos últimos anos, alterando consideravelmente a competição na indústria. Em função de uma grande quantidade de serviços oferecidos, o mercado foi segmentando-se em grupos específicos. Para cada um desses grupos, a dinâmica competitiva apresenta-se de uma determinada forma, trazendo considerações importantes para o desenvolvimento das estratégias das empresas. Além disso, a análise pela ótica da organização industrial pode resultar em conclusões importantes sobre a competição no setor. Logo, este trabalho busca analisar e compreender a competição e seus fatores determinantes dentro de três importantes segmentos de serviços da indústria de telecomunicações – a telefonia fixa local, a telefonia de longa distância e a transmissão de dados, e suas implicações para a estratégia sob análise da organização industrial.

Palavras-chave: competição, telecomunicações, estratégia.

Downloads

Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Artigos