Tecnologia de informação e vantagem competitiva na indústria automobilistica brasileira
Resumo
Este trabalho faz uma análise da utilização da Tecnologia de Informação (TI) como fonte de vantagem competitiva sustentável para organizações industriais. Utiliza-se a abordagem baseada em recursos como principal referência para construção do método de pesquisa. Esta abordagem pressupõe que os projetos de TI só podem ser fontes de vantagem competitiva sustentável se estiverem associados a recursos complementares, humanos e/ou de negócios. Neste trabalho, consideram-se também recursos complementares as capacidades de Gestão de TI, apontadas na literatura como imprescindíveis para o bom funcionamento desta área. Realizou-se um estudo de casos em indústrias automobilísticas brasileiras, a partir dos quais se identificou um projeto de TI que representa uma vantagem competitiva, porém não se conclui que ela seja sustentável. Os recursos complementares mais relevantes identificados foram o comprometimento do Chief of Executive Office - CEO e a integração de TI com a estratégia adotada.
Palavras-chave: tecnologia de informação, vantagem competitiva, indústria automobilística.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.