Avaliando o credit rating de agências classificadoras externas
Resumo
O artigo sugere uma metodologia para avaliar os ratings atribuídos aos clientes de uma instituição financeira. O processo baseia-se no uso das distribuições de probabilidade a posteriori geradas a partir dos conceitos expostos pela estatística bayesiana. A prática bancária tem se ressentido de uma avaliação ex-post mais efetiva das notas de risco de crédito (muitas vezes denominadas pontuações ou conceitos) atribuídas por empresas independentes de avaliação de risco. A ausência deste tipo de verificação, decerto, tem causado reflexos negativos na análise da aderência entre os conceitos atribuídos aos potenciais tomadores de crédito e o seu efetivo desempenho, podendo estar sendo responsável pela obtenção de resultados viesados. É objetivando suprir tal lacuna que se propõe o presente método, voltado para verificar se os conceitos atribuídos a priori realmente são adequados ao segmento específico de clientes de um banco. Neste sentido, o trabalho procura contribuir para a área de avaliação do risco de crédito, na medida em que estabelece um procedimento sistemático e estatisticamente consistente que possibilita a avaliação dos conceitos gerados por empresas externas de avaliação de risco.
Palavras-chave: risco de crédito, credit rating, avaliação do risco.Downloads
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