Orientação para o mercado externo, estratégias de entrada em mercados internacionais e performance internacional: proposições para um modelo conceitual
Resumo
O grande volume de estudos a respeito de orientação para o mercado concentra-se em ambientes domésticos. O enfoque em atividades internacionais das organizações ainda não é muito explorado. Este artigo analisa as teorias de orientação para o mercado externo e estratégias de entrada em mercados internacionais, oferecendo proposições discutidas com profissionais e acadêmicos dessa área de negócios. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cuja coleta de dados foi feita com a utilização de um questionário semi-estruturado aplicado nas entrevistas realizadas com quatro executivos responsáveis pela atuação dos negócios internacionais de empresas de diferentes segmentos e com três acadêmicos pesquisadores dessa temática. Apresenta um modelo conceitual sobre as relações entre o nível de orientação para o mercado externo, as estratégias de entrada adotadas pelas organizações e a performance internacional. Sustenta-se, a partir disso, que a adoção de estratégias mais complexas de entrada em mercados internacionais, como, por exemplo, os investimentos externos diretos, implica a necessidade de aumento do nível de orientação para mercado externo e de performance internacional, dada a influência que essas estratégias exercem nos construtos de geração e disseminação de inteligência, de ação de resposta e coordenação interfuncional pelas empresas envolvidas.
Palavras-chave: orientação para mercado externo, estratégias de entrada em mercados internacionais, performance internacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.