A parceria operador logístico e empresa cliente: mecanismos de coordenação das atividades e dos processos conjuntos
Resumo
Este artigo identifica e analisa os mecanismos de coordenação da parceria entre operadores logísticos e empresas clientes, recuperando as principais abordagens sobre parcerias logísticas. Ênfase especial é dedicada ao modelo proposto por Lambert et al. (1996). A metodologia assenta-se na descrição e análise de dois estudos de caso, um envolvendo a gestão de uma parceria no âmbito da cadeia automotiva e outro cujo cliente é uma empresa importadora de brinquedos. O estudo conclui apontando as diferenças entre os mecanismos de coordenação utilizados, segundo o tipo e a natureza da parceria. A parceria na cadeia automotiva conforma uma relação mais equilibrada, onde cada parte trouxe ou um grande percentual de seu negócio ou um conjunto significativo de atividades para a parceria. O operador logístico efetivou um conjunto de investimentos específicos obtendo, em contrapartida, a exclusividade por parte da empresa cliente e o interesse estratégico no aprofundamento do relacionamento. A parceria com a empresa importadora de brinquedos mostrou um desequilíbrio acentuado, onde a empresa cliente é totalmente dependente, pelo menos a curto prazo, do operador logístico.
Palavras-chave: operador logístico, parcerias, mecanismos de coordenação, grau de integração.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.