Habilidades de comunicação oral de estudantes de ciências contábeis: uma análise baseada em percepções de integrantes de corpo docente, corpo discente e profissionais liberais

Autores

  • José Francisco Ribeiro Filho
  • Jorge Expedito de Gusmão Lopes
  • Marcleide Maria Macedo Pederneiras
  • Izabel de Barros Ribeiro

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar, a partir de uma análise comparativa com professores e profissionais de contabilidade, os graus de compreensão e valorização da habilidade de comunicação oral (HCO) em estudantes de ciências contábeis. A HCO é destacada como competência fundamental para o sucesso profissional em contabilidade, ao mesmo tempo em que se reconhecem os desafios e as dificuldades para se falar em público. Discute-se a necessidade de implementação de conteúdos curriculares voltados ao desenvolvimento da HCO, considerando-se o disposto na Resolução CNE/CES nº 10 de 16 de dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. Utilizando-se prova quantitativa não-paramétrica para mensurar graus de convergência e divergência entre opiniões dos três grupos de respondentes, verifica-se que as hipóteses de nulidade não poderão ser rejeitadas para seis das sete questões colocadas. As divergências ocorrem entre os grupos de estudantes e professores, e de estudantes e profissionais, com relação à intranqüilidade que sentem, manifestada exclusivamente pelos estudantes, quando devem falar em público. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de se implementar conteúdos curriculares voltados para o desenvolvimento da HCO nos cursos de graduação em ciências contábeis.

Palavras-chave: comunicação oral, formação acadêmica, ciências contábeis.

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Publicado

2013-10-22

Edição

Seção

Artigos