Inteligência competitiva: contribuições para empresas de tecnologia da informação
Resumo
A busca pró-ativa por informações que tragam vantagens competitivas às empresas faz da inteligência competitiva (IC) um importante instrumento para a gestão organizacional moderna. A capacidade de extrair informações do ambiente e transformá-las em conhecimento útil pode facilitar o alinhamento das estratégias frente às oportunidades e às ameaças para a organização. No entanto, o processo de IC não é tão simples de ser implementado nas organizações, sendo de importância capital a existência de um profissional capacitado. O presente artigo se propõe a analisar as atividades, características e as contribuições da área e do profissional de IC nas empresas de tecnologia da informação (TI). A pesquisa foi baseada no método de estudo de caso e utilizou duas empresas de TI da região de Porto Alegre, Sul do Brasil. A coleta de dados foi feita através de dados fornecidos pelas empresas e entrevistas em profundidade realizadas com gestores das empresas. Os resultados indicam prováveis dificuldades na realização de algumas etapas do processo de IC, sendo constatado que as atividades de IC são atribuídas aos profissionais da área de marketing. Entre as contribuições geradas estão, por exemplo, a identificação de oportunidades e ameaças, a possibilidade de desenvolver ou aperfeiçoar produtos e serviços e a antecipação de ações a partir das informações do ambiente.
Palavras-chave: inteligência competitiva, profissional de inteligência competitiva, estratégia, competitividade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.