Imagem organizacional: diferenças de percepções entre o público interno (funcionários/professores e alunos) de uma instituição de ensino superior

Autores

  • Márcia Zampieri Grohmann
  • Aline da Silva Alvarenga
  • Jonas Cardona Venturini

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal identificar qual a imagem que o público interno de uma instituição de ensino superior privado tem da mesma e se existe diferença de percepção pelos diferentes segmentos deste público. Para responder a esta questão, foi realizado um estudo quantitativo em uma instituição de ensino superior (IES) privada do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como foco dois grupos de público interno: alunos e funcionários/professores. O instrumento de coleta de dados foi o questionário baseado no modelo de medida de percepção de imagens organizacionais de Borges-Andrade e Pilati (2000). A amostra foi composta de 216 alunos e 36 professores e funcionários. Os resultados mostraram que a imagem organizacional percebida pelos dois segmentos de público interno da “Instituição A” está mais próxima do Fator 1 – Organização dinâmica e com visão estratégica. Para responder a segunda parte do problema de pesquisa, foi utilizado o teste U visando identificar diferenças significativas entre as médias; verificou-se que, em seis variáveis, houve diferenças de percepção, e em todas elas a média dos alunos foi mais elevada. Isso demonstra que os alunos têm uma imagem da organização um pouco melhor do que os professores e funcionários.

 

Palavras-chave: imagem organizacional, instituição de ensino superior, diferenças no público interno.

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Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Artigos