Imagem organizacional: diferenças de percepções entre o público interno (funcionários/professores e alunos) de uma instituição de ensino superior
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal identificar qual a imagem que o público interno de uma instituição de ensino superior privado tem da mesma e se existe diferença de percepção pelos diferentes segmentos deste público. Para responder a esta questão, foi realizado um estudo quantitativo em uma instituição de ensino superior (IES) privada do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como foco dois grupos de público interno: alunos e funcionários/professores. O instrumento de coleta de dados foi o questionário baseado no modelo de medida de percepção de imagens organizacionais de Borges-Andrade e Pilati (2000). A amostra foi composta de 216 alunos e 36 professores e funcionários. Os resultados mostraram que a imagem organizacional percebida pelos dois segmentos de público interno da “Instituição A” está mais próxima do Fator 1 – Organização dinâmica e com visão estratégica. Para responder a segunda parte do problema de pesquisa, foi utilizado o teste U visando identificar diferenças significativas entre as médias; verificou-se que, em seis variáveis, houve diferenças de percepção, e em todas elas a média dos alunos foi mais elevada. Isso demonstra que os alunos têm uma imagem da organização um pouco melhor do que os professores e funcionários.
Palavras-chave: imagem organizacional, instituição de ensino superior, diferenças no público interno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.