Desempenho da gestão colaborativa em empresas de alimentos
Resumo
Este estudo objetiva verificar o desempenho da gestão colaborativa em empresas de alimentos localizadas na região metropolitana da cidade de São Paulo. A pesquisa foi conduzida em duas fases. Na primeira, de natureza exploratória, foram realizadas entrevistas em profundidade para coletar dados em uma amostra de sete empresas. Tratadas pela análise de conteúdo e identificadas as variáveis preponderantes para a competitividade, como preço, custo e distribuição, estas foram utilizadas para estabelecer indicadores da gestão colaborativa. Na segunda fase, de natureza descritiva, foram verificados os desempenhos dos indicadores da gestão colaborativa identificados na primeira fase. Para tanto, aplicou-se um questionário estruturado para a coleta de dados sobre etapas e medidas de desempenho da gestão colaborativa em uma amostra de 31 empresas. O tratamento dos dados revelou evidências de que: (1) empresas com “parcerias formalizadas” são mais propensas a apresentar melhores medidas de desempenho; (2) utilização de “servidor web” para compartilhar informações; (3) “ajustar a previsão de vendas” são as etapas mais lentas de implementação da gestão colaborativa. Diante desses resultados pode-se concluir que a gestão colaborativa praticada pelas empresas da amostra é frágil, não obstante a sua importância junto aos gestores da cadeia de suprimentos, indicando que ainda há muito que fazer para se obter uma colaboração mais efetiva.
Palavras-chave: planejamento colaborativo, gestão colaborativa, gestão da cadeia de suprimentos, empresas de alimentos, CPFR.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.